Conheça alguns dos melhores roteiros de cicloturismo para explorar sobre 2 rodas
Publicidade
O cicloturismo tem ganhado cada vez mais força no Brasil, especialmente nos últimos anos. Com as fronteiras fechadas e as restrições impostas pela pandemia de covid-19, turistas passaram a buscar alternativas dentro do próprio estado ou do País. Assim, o cicloturismo se fortaleceu ainda mais.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), essa modalidade turística já estava em crescimento nos últimos cinco anos, mas com a pandemia esse processo foi acelerado. Tal movimentação levou ao surgimento de novas rotas cicloturísticas pelo Brasil.
Se você não vê a hora de sair da cidade com a sua bike, veja alguns dos roteiros de cicloturismo mais interessantes para quem quer aproveitar a natureza sobre duas rodas.
Essa é uma rota para quem é apaixonado por bikes e trens, já que o percurso é feito por onde passava a Maria Fumaça da Estrada de Ferro Bahia e Minas, ligando o nordeste de Minas Gerais ao mar da Bahia. O caminho tem 340 quilômetros e oferece experiências incríveis para quem quer conhecer mais da cultura dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ao longo do trajeto, é possível aproveitar a cozinha regional, tomar banhos de cachoeira e ouvir modas de viola em apresentações na região.
Essa é uma das rotas mais conhecidas por quem gosta de viajar de bike. O Caminho da Fé, em São Paulo, é a maior rota de peregrinação do País, com 318 quilômetros da cidade de Águas da Prata até Aparecida, considerada a capital do catolicismo brasileiro. O trajeto conta com boa infraestrutura de pousadas e uma rota bem demarcada.
Se você quer se sentir mais perto do Velho Continente, mas sem sair do Brasil, o roteiro do Vale Europeu, em Santa Catariana, pode ser uma boa opção. No circuito, são percorridos 300 quilômetros de forma circular, saindo da cidade de Timbó e retornando a ela ao fim do passeio. Além da paisagem deslumbrante, a rota tem ótima infraestrutura e demarcação. Para quem gosta de desafios, essa opção tem algumas das subidas mais difíceis do País.
A rota nomeada em homenagem à poetisa Cora Coralina percorre 300 quilômetros pelas paisagens do Estado de Goiás. O caminho é todo sinalizado e tem uma rede de hospedagens disponível para viajantes. Para fazer o passeio, turistas devem se encaminhar à cidade de Corumbá (GO), pois é lá que a rota se inicia.
Esse circuito é ideal para quem está começando a se aventurar no cicloturismo, já que o percurso pode ser realizado em dois dias ou em um fim de semana. O roteiro tem 75 quilômetros e passa pelas cidades paulistas de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. Além de desfrutar do passeio na natureza, os visitantes podem provar vinhos e frutas de propriedades rurais da região.
Fonte: Rota Bahia Minas, Aliança Bike, Circuito das Frutas, Aventrilha, Rede Trilhas, Ciclo Paraná