Qual é a bicicleta ideal para minha altura?

13 de fevereiro de 2022 4 mins. de leitura
Encontrar a bicicleta ideal para a altura e o estilo de vida pode ser um desafio com as opções oferecidas no mercado

Houve um tempo em que encontrar a bicicleta ideal era tão fácil quanto escolher entre as duas ou três opções que a loja local tinha a oferecer. Agora, a internet está cheia de ofertas de equipamentos mais baratos, mas as plataformas virtuais não oferecem a oportunidade de testar antes.

Com uma grande variedade de modelos e de usos, duas “magrelas” aparentemente do mesmo tamanho podem resultar em configurações diferentes. Por isso, vale a pena conhecer as características da geometria da bicicleta, como isso afeta o ajuste para garantir que a bike esteja dimensionada adequadamente às necessidades do ciclista.

Manual de instruções

A maneira mais simples de determinar o tamanho da bicicleta é usar os manuais de instruções fornecidos com as próprias bikes. Esses documentos correlacionam várias faixas de altura com diferentes tamanhos de bike.

No entanto, não existem tamanhos-padrão entre os fabricantes de bicicletas. Cada um terá a própria abordagem ao design de bicicletas, por isso é útil ter uma compreensão geral da geometria.

Tamanho do quadro

Os fabricantes de bicicletas de estrada geralmente dimensionam o quadro pelo comprimento do tubo do selim, enquanto as mountain bikes são dimensionadas como small ou pequeno (S), médio (M), large ou grande (L) e extra large ou extra grande (XL), mas essa não é a única medida que deve ser considerada para encontrar uma bicicleta ideal.

Tipos de quadro de bicicleta

Quadros com design reto estão caindo em desuso. (Fonte: Emoro/Pixabay/Reprodução)
Quadros com design reto estão caindo em desuso. (Fonte: Emoro/Pixabay/Reprodução)

Os fabricantes de bicicletas geralmente listam as medidas para cada elemento da geometria de uma bicicleta. Portanto, saber a que cada medida se refere é o primeiro passo. As bicicletas de estrada podem ter quadro tradicional, compacto ou semicompacto, enquanto as mountain bikes podem vir equipadas com quadro hardtail ou full suspension.

Tradicional

Os quadros tradicionais são caracterizados por um tubo superior paralelo ao solo. No entanto, há um espaço reduzido ao ficar sobre a bicicleta. Assim, o dimensionamento pode ser mais crítico aqui. Quadros tradicionais eram populares no passado, como seria de esperar, mas é muito mais comum ver quadros compactos ou semicompactos nas bicicletas mais recentes.

Leia também:

Bicicleta infantil: como escolher?

O que você precisa saber antes de comprar sua bicicleta dobrável?

7 benefícios ao adotar a bicicleta como meio de transporte

Compacto

Os quadros de geometria compacta são caracterizados por um tubo superior inclinado, distância entre eixos mais curta e triângulo traseiro menor do quadro. O resultado é mais espaço livre do que um quadro de geometria tradicional e possivelmente um controle maior da bike.

Semicompacto

A geometria semicompacta é semelhante a uma compacta, com a única diferença de que o ângulo de inclinação do tubo superior não é tão grande, de modo que a folga vertical é reduzida, e a distância efetiva do tubo superior é ligeiramente maior.

Hardtail

Um quadro hardtail de mountain bike tem apenas um garfo de suspensão, o que o torna ideal para trilhas de montanha e deixam a manutenção mais fácil. Por ser mais barata, esse tipo de bicicleta costuma vir equipado com outros componentes de ponta, como câmbios e freios.

Full suspension

O quadro full suspension tem um garfo de suspensão na frente e um amortecedor traseiro, isso deixa a mountain bike mais confortável de pedalar e permite maior velocidade. Apesar de ser mais caro, o modelo é indicado para trilhas mais técnicas e longas.

Como escolher a bicicleta ideal?

Uma bicicleta com as medidas corretas evita lesões nos ciclistas. (Fonte: Bedrck/Pixabay/Reprodução)
Uma bicicleta com as medidas corretas evita lesões nos ciclistas. (Fonte: Bedrck/Pixabay/Reprodução)

Várias tabelas relacionam altura do ciclista com o tamanho do quadro da bike. Existe também um cálculo simples, que consiste em multiplicar a altura interna da perna do ciclista (medida do cavalo) por um coeficiente por tipo de bicicleta, podendo fornecer rapidamente um tamanho.

Mas há outras medidas que devem ser consideradas para um maior conforto na pedalada, como os cumprimentos do tronco, da coxa, do braço, do pé e até a largura do ombro. Considerar todas essas variáveis fará que a escolha do tamanho da bicicleta seja mais precisa.

Aplicativos e sites de bikefit, como o Pedal Force, ajudam o ciclista a encontrar o tamanho ideal da bicicleta. Basta inserir as medidas do corpo e escolher qual é o tipo de bike, que automaticamente é gerada uma recomendação com o tamanho ideal da “magrela” para cada caso.

Fonte: BrCiclismo, Pedal Force, Bike Registrada.

Este conteúdo foi útil para você?

127161cookie-checkQual é a bicicleta ideal para minha altura?