Plantio de árvores ajuda a reduzir os efeitos da mudança climática e fomenta a mobilidade ativa
Publicidade
Em 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. A arborização adequada das cidades melhora a qualidade do ar, fomenta a mobilidade ativa, por tornar os espaços mais agradáveis, e ainda pode ajudar a reduzir desigualdades sociais.
Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil
Nos Estados Unidos, por exemplo, uma coalização de cidades, empresas e organizações sem fins lucrativos está utilizando o plantio de árvores para combater desastres naturais e injustiças sociais. Iniciativas semelhantes estão sendo tomadas na França e no Reino Unido.
O grupo norte americano, que inclui a Microsoft e a Mastercard, se comprometeu a plantar ou restaurar 855 milhões de árvores até 2030, como meio de melhorar a qualidade do ar em comunidades que foram afetadas desproporcionalmente pela poluição e pelas mudanças climáticas.
A American Forests, que também apoia o projeto, está desenvolvendo uma pontuação de patrimônio líquido que leva em consideração o efeito da ilha de calor e os níveis de renda da vizinhança. Esses dados podem ser usados por cidades e outros grupos para mensurar os efeitos sociais de iniciativas de arborização.
Diversas cidades brasileiras estão comprometidas em aumentar a arborização em seus espaços urbanos. Salvador e São Paulo, que participam da iniciativa internacional Cities4Forests, oferecem serviços de doação de mudas para plantio, com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal em seus territórios.
Como a falta de verde no meio urbano impacta a vida da população?
Em Salvador, o programa Disque Mata Atlântica, lançado em 2017, já entregou 4,5 mil árvores para os moradores que desejam plantar uma árvore em casa. Um kit com até 3 plantas e 1 quilo de composto orgânico é entregue pela prefeitura após solicitação via WhatsApp. Além disso, a cidade já plantou mais de 50 mil árvores, revitalizou e expandiu parques.
A capital paulista também expandiu seus parques e suas áreas protegidas, pretendendo aumentar a cobertura vegetal para mais de um quinto de sua área total. Entre 2016 e 2018, São Paulo plantou uma média de 59 mil árvores por ano. A cidade conta com uma campanha permanente de incentivo à arborização, que fornece até cinco mudas por cidadão a serem retiradas no Herbário Municipal.
Fonte: Itree, Bloomberg, WRI Brasil, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Prefeitura de Campos
Já conhece o Summit Mobilidade Urbana? Saiba o que rolou na última edição do evento.