Primeira-ministra demonstrou interesse em elaborar legislação para tornar o país pioneiro no segmento
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A Alemanha, conhecida como o país dos automóveis, também quer ser pioneira mundial na utilização de carros autônomos nas ruas. O primeiro passo nesse sentido foi anunciado pela primeira-ministra, Ângela Merkel, em uma videoconferência realizada com o setor automobilístico. O país deve elaborar uma legislação para garantir o uso da tecnologia até 2022.
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O encontro teve como objetivo um plano de ação para socorrer as montadoras de automóveis, tendo em vista a queda nas vendas nos últimos meses decorrente da crise provocada pelo coronavírus. Os empresários reivindicavam subsídios estatais para a compra de motores modernos a gasolina e a diesel, mas essas medidas têm grande resistência no país e não foram discutidas.
Em vez disso, a cúpula focou na digitalização do transporte para o desenvolvimento do setor. Também foram discutidos temas como “internet mais rápida no carro” e “carregamento de veículos eletrônicos mais amigável ao cliente”. Mesmo sem resoluções concretas, o encontro representou um sinal verde para a direção autônoma na Alemanha.
O governo alemão prometeu formar um grupo de trabalho para desenvolver um “conceito de economia de mercado” no intuito de fortalecer a cadeia produtiva automobilística da Alemanha. Esse grupo definirá os aspectos a serem incluídos em um pacote de estímulos do Estado.
A digitalização no tráfego foi o assunto principal da reunião. Ficou acordado que será elaborada uma lei para tornar a Alemanha “o primeiro país do mundo a permitir veículos sem condutor em operação regular e em todo o âmbito nacional”. Os carros com funções de direção autônoma devem estar na estrada em operação regular em até dois anos.
A Alemanha também decidiu pela criação da “sala de dados para mobilidade” – local com infraestrutura para a troca rápida e segura das enormes quantidades de informação que a tecnologia da condução autônoma traz consigo. Até o final do ano, acordos entre os provedores de mobilidade devem ser realizados no país para começar a operação da sala em 2021.
Além disso, os alemães devem configurar um modelo único para rede de recarga de carros elétricos, com pagamento uniforme e amigável nas estações de carregamento. Atualmente, modelos e preços diferentes são praticados em locais públicos de carregamento, o que dificulta a ampliação do mercado na Alemanha.
Em junho, o governo alemão decidiu incluir em seu pacote de estímulo econômico um investimento adicional de 2 bilhões de euros para promover novas tecnologias. Esse instrumento será analisado para beneficiar fornecedores da cadeia automobilística, em especial de pequeno e médio portes, com fundo destinado à promoção da mobilidade eletrônica e digitalização.
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O principal objetivo é afastar o risco de falência de empresas e da perda de empregos na indústria automobilística, que emprega 800 mil pessoas na Alemanha. O modelo do fundo deve ser privado e estar pronto em novembro, com uma possível participação do Estado para cobrir riscos com garantias.
Testes de carros autônomos estão em andamento há muito tempo. A legislação ajuda a dar maior segurança jurídica e técnica à tecnologia. A maioria dos analistas, porém, avalia que os veículos totalmente sem motorista só estarão disponíveis, pelo menos, daqui cinco anos.
A regulamentação da tecnologia antes que ela chegue ao mercado de massa pode acelerar o desenvolvimento dos carros autônomos ao fornecer uma abordagem mais segura. Sem regulamentação no setor, empresas pioneiras assumem o risco total de responsabilidade se algo der errado, o que pode desestimular maiores investimentos no segmento.
Fonte: The Local, The Next Web, Business Insider, Sued Deustche.