Summit Mobilidade

8 carros para estrada de terra

18 de outubro de 2022 6 mins. de leitura
Conheça opções de carros que, apesar de não serem off-road, são ótimas para estrada de terra

Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil

Não é segredo que o Brasil não tem a malha rodoviária na melhor das condições. Grandes trechos das principais estradas do país sequer são asfaltadas, e os motoristas que precisam se aventurar nesses caminhos devem estar preparados. Por isso, fizemos uma lista com oito carros bons para estrada de terra. O foco aqui são carros populares e ideais para terrenos mistos, não vamos focar em carros para trilhas e voltados para o público off-road.

Carros que tem bom desempenho em estradas irregulares e de terra têm algumas características em comum, como maior vão livre do solo, suspensão mais robusta e motor com força em giros baixos.

Outros fatores mais comuns em carros off-road podem até ajudar, como a tração traseira ou nas quatro rodas, o quebra-mato no para-choque e os pneus de uso misto, mas vamos ver que alguns carros populares se consolidaram como bons carros para péssimas estradas.

1. Palio Weekend Adventure

A Fiat revolucionou o mercado brasileiro quando lançou o Palio, um carro idealizado e produzido no Brasil, pensado para ser um popular que desse conta das péssimas estradas nacionais.

Com uma suspensão mais acertada e alta, o modelo conquistou o Brasil e ganhou destaque internacional, sendo exportado e produzido em vários outros países, principalmente naqueles em desenvolvimento.

Palio Adventure de terceira reestilização. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)
Palio Adventure de terceira reestilização. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

O modelo perua do Palio, a Weekend, teve diversas versões ao longo de 23 anos de produção, e algumas delas se destacam pela vocação off-road. A Adventure Locker com motor GM 1.6, ou com o motor E-torque 1.6, apresenta uma altura de suspensão elevada, pneus mistos e função Locker, que pode salvar em casos em que o carro fique atolado. Com um espaçoso porta-malas, o carro fez sucesso com o público que gosta de viajar.

2. Fiat Strada Adventure

Com a mesma plataforma de manutenção simples do Palio e da Weekend, mas no formato pickup, a Fiat Strada Aventure é uma das pickups mais leves e resistentes do Brasil.

Leia também:

3. Renault Duster

Você já deve ter ouvido pessoas indicando não comprar carros franceses porque não aguentam o tranco das ruas brasileiras. Mas então por que o Renault Duster e o Sandero Stepway fazem tanto sucesso?

A resposta pode estar na origem deles. Os projetos são da fabricante Romena de carros, Dacia, que foi comprada pelo grupo Renault em 1999. Pensada para as ruas e terrenos mais acidentados do leste europeu e da Rússia, os projetos são mais robustos e casaram bem com a realidade brasileira.

A Renault Duster se destacou no mercado nacional por ter um ótimo custo-benefício na sua categoria, tendo versões 4×4 entre as mais baratas do País. Com preço menor do que os concorrentes diretos, a Duster ainda oferece ótima proteção na lataria, bons ângulos de entrada e saída, além de ótimo espaço interno.

Renault Duster utilizada como viatura da Polícia Militar do Paraná. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)
Renault Duster utilizada como viatura da Polícia Militar do Paraná. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

4. Renault Sandero Stepway

Como mencionamos, o Sandero não é um off-road, mas tem ótimas características como opção de carro para estrada de terra, com suspensão robusta e ótimo espaço de vão livre do solo. Se você pretende utilizá-lo fora do circuito urbano, opte pelas versões com motor 1.6.

5. Uno Way

Essa é uma escolha controversa, mas o Uno conquistou sua fama realizando façanhas impensáveis. Tendo chegado ao Brasil em 1984, o Fiat Uno foi comercializado com basicamente a mesma plataforma até 2013.

Com isso, peças de reposição e mão de obra para consertá-lo são muito baratas. Além disso, a mecânica é extremamente simples, mas confiável e com preços baixos, fazendo que ele alcançasse todo tipo de localidade do País.

Não faltam vídeos de Unos se aventurando em poças, lama e até rebocando carros bem mais caros. Se você quiser um Uno como opção de carros para estrada de terra opte pelas versões Way de primeira geração, elas têm a suspensão ainda mais alta.

6. Toyota Hilux

Não é à toa que a Toyota Hilux é um dos carros mais identificados com o off-road, pois o modelo japonês tem uma mecânica extremamente robusta e até nas versões recentes há pouca tecnologia embarcada. Isso garante uma manutenção simples e um veículo com pouquíssimas possibilidades de dar problema.

Toyota Hilux modelo 2016. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)
Toyota Hilux modelo 2016. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

7. Ford Ecosport

A Ecosport talvez seja a campeã de vendas de carros para estrada de terra no Brasil, o modelo foi responsável por popularizar os sport utility vehicles (SUVs) urbanos no País. Com grande confiabilidade mecânica e robustez na suspensão e nos acabamentos, a Ecosport é “figura carimbada” no interior de todo o Brasil.

8. VW Fusca

Uma menção honrosa para o carro mais famoso e querido da Volkswagen: o Fusca. Este, que foi comercializado no Brasil entre 1950 e 1986 e depois novamente entre 1993 e 1996 (a pedido do então presidente Itamar Franco), foi um dos carros mais populares do Brasil.

Com mecânica mais simples do que qualquer um dos veículos já citados (o sistema de arrefecimento ainda era a ar), o fusca tem manutenção extremamente simples, o que garante seu sucesso em lugares onde o acesso a mecânicos e a peças é difícil.

O simples e eficiente motor de um fusca. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Além disso, o carro tem um ótimo desempenho em terrenos acidentados e enfrenta situações que muitos carros “maiores” não encaram. A fama do carrinho em estradas ruins é tanta que a própria Volks adotou o apelido de “pé de boi” para os carros mais baratos, despojados de acessórios e que foram sucesso no interior.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

153604cookie-check8 carros para estrada de terra