Como os carros autônomos enxergam o mundo ao redor

27 de setembro de 2019 3 mins. de leitura
Descubra tecnologias que ajudam os veículos a entender o ambiente em que estão.
Carros autônomos são uma aposta muito atual de diversas empresas automobilísticas, e desenvolver tecnologias que permitem ao carro enxergar os arredores é um obstáculo. Saber quando está andando por uma estrada, virando uma esquina ou se aproximando demais de uma pessoa ou objeto é o maior desafio dessa indústria. Confira três ferramentas que permitem que carros autônomos enxerguem e evitem acidentes.

Radares

Radares não são exatamente um meio pelo qual os carros enxergam, uma vez que não reconhecem imagem, porém conseguem interpretar posição, direção e velocidade de um corpo que esteja perto do carro. Esses equipamentos vêm sendo utilizados na produção automotiva nas últimas décadas por conta dos sensores de estacionamento, por exemplo. Agora, nos carros autônomos, eles ajudam a identificar o que está por perto e a velocidade com que se move, auxiliando os automóveis a passar entre outros veículos, bicicletas, pedestres etc.

Câmeras

Câmeras cumprem um papel mais amplo e importante quando se trata de carros autônomos. Em vez de apenas auxiliarem o motorista na hora de fazer manobras ou estacionar, elas são o meio principal pelo qual os automóveis enxergam. A vantagem das câmeras é que elas, de fato, mostram e processam imagens, podendo reconhecer o que está na estrada. Contudo, apresentam falhas, sofrendo interferência do clima, por exemplo, com a captação das imagens sendo menos eficiente em dias chuvosos ou com neblina.

Lasers

As câmeras e os radares podem ser velhos conhecidos dessa indústria, porém é o laser que de fato faz com que os automóveis tenham a autonomia para perceber o que está ao seu redor. Essa ferramenta possibilita que os carros autônomos tenham uma visão completa do entorno, identificando formas, distâncias e profundidade, o que permite saber quando está lidando com um pedestre que se aproxima ou com uma falha na estrada. Os lasers utilizados como ferramenta para essa percepção conseguem formar uma imagem em 3D muito semelhante à imagem real, o que aumenta a segurança dos carros autônomos. A verdade, no entanto, é que ainda não existe uma só tecnologia para isso: os carros autônomos enxergam com o auxílio das três ferramentas, que continuam sendo aperfeiçoadas para oferecer mais conforto e segurança para os motoristas. Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços. Fonte: Wired, Nvidia.
Gostou? Compartilhe!