Summit Mobilidade

Carro popular: 5 dicas para acertar na escolha do seu

24 de abril de 2023 4 mins. de leitura
Saiba como escolher um veículo econômico a partir de estilos e funcionalidades diferentes, pensando no que você precisa

Escolher o carro ideal pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. Tudo bem, afinal é uma compra importante e que pode comprometer boa parte do orçamento mensal a curto e longo prazos. Por isso, é preciso escolher com cuidado para tomar uma boa decisão.

Se você está nessa fase, procurando um carro popular para suprir suas necessidades diárias, aproveite para conferir cinco dicas para o processo.

1. Considere o seu orçamento

É fácil se impressionar por modelos de veículos repletos de conforto e tecnologia. No entanto, se o que você procura é um carro popular, a fim de ficar dentro do orçamento, mantenha o foco na hora da compra. Busque opções que se encaixam no seu planejamento financeiro e lembre-se de considerar o valor total que vai pagar, já contando os juros.

Isso porque eles estão sempre presentes nas operações de financiamento e nos consórcios, que são as duas formas mais comuns de se comprar um carro no Brasil atualmente. Portanto, faça uma projeção do quanto quer gastar e respeite esse limite na hora de fazer a escolha.

2. Considere os gastos com o veículo

Os gastos com o carro começam logo que você sai da loja, por isso buscar uma opção econômica é importante para equilibrar as contas. Antes de comprar o veículo, pesquise os gastos com combustível, impostos, seguro, revisões, peças e manutenções em geral. Em alguns casos, o barato pode se tornar caro em pouco tempo. Então, atenção e cuidado!

Custo de combustível é importante de se considerar ao comprar um carro novo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Pense no que você precisa

É claro que o preço é um fator importante, mas considerar o custo-benefício do carro é essencial; logo, não adianta você comprar o modelo mais em conta se ele não for compatível com as suas necessidades. Pense na sua rotina e para o que pretende usar o carro, visualizando o uso a curto, médio e longo prazos. Isso tornará a escolha mais acertada.

4. Observe os valores de revenda

Todo veículo sofre depreciação de valor, porém o impacto pode ser menor ou maior dependendo do modelo. Em geral, a média é que o carro desvalorize cerca de 10% a cada ano, podendo a porcentagem diminuir após os três primeiros anos de compra.

Uma vantagem para quem compra um carro popular é que eles têm alta demanda, o que torna o processo de desvalorização mais lento, ao contrário de modelos mais caros e menos procurados. Lembrando que você pode acompanhar as reduções de valor através da tabela Fipe, publicada anualmente. Tomando esses cuidados, a revenda futura será mais fácil.

Leia também:

5. Faça um test drive

Ao escolher o carro dos sonhos, não deixe de fazer um test drive. Pode acontecer, por exemplo, de existir certa idealização e expectativas com base em um modelo, mas o carro não ser exatamente o que você esperava. Assim, nada melhor do que dar uma voltinha.

Mesmo na compra de carros usados, você pode pedir à concessionária para fazer o teste e dirigir o veículo por alguns minutos. Nessa avaliação, observe pontos como a potência do motor e itens de segurança. Também preste atenção aos bancos, pedais e volante.

Dessa forma, você pode comparar modelos de forma prática e escolher a opção ideal.

Lembre-se de fazer o test drive antes de comprar o carro. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Fonte: Rodobens

176690cookie-checkCarro popular: 5 dicas para acertar na escolha do seu