99 e Uber verificam por app se motoristas usam máscara

19 de julho de 2020 5 min de leitura
Confira as atualizações nas medidas de proteção dos aplicativos de carona durante a pandemia do coronavírus

Uber e 99 estão ampliando suas ações para proteger clientes e motoristas com ações diretas, como a utilização apenas do banco traseiro pelos passageiros e a checagem do uso de máscara por meio do aplicativo. Essa última medida pode até desabilitar motoristas que estejam fora das regras.

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Da mesma forma, os condutores podem recusar viagens sem impacto na avaliação caso não se sintam seguros no momento do embarque dos passageiros.

Uso obrigatório de máscara

Uso de máscara é obrigatório para passageiros e motoristas nos carros de aplicativo. (Fonte: Shutterstock)

Os motoristas de aplicativo correm risco acima de 60% de serem contaminados pela covid-19, de acordo com estudo realizado por pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Por esse motivo, a utilização de máscaras se tornou item obrigatório de proteção pessoal dentro dos automóveis tanto por passageiros quanto por condutores.

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Para verificar o uso de máscara pelos motoristas, as duas empresas implementaram ferramentas de inteligência artificial que reconhecem se o profissional está vestindo o equipamento de proteção. Caso não realizem a verificação, os motoristas ficam impossibilitados de acessar o aplicativo para aceitar corridas.

Os passageiros podem cancelar o serviço sem custo se os condutores estiverem sem a proteção; da mesma forma, os profissionais podem se recusar a transportar pessoas sem máscara. Para facilitar o uso da máscara, a 99 afirmou doar 500 mil unidades laváveis para parceiros, além de oferecer um tutorial de como fazer o acessório em casa.

Impacto nas avaliações

Higiene passa a ser considerada um dos critérios de avaliação de motoristas da Uber. (Fonte: Shutterstock)

Um dos procedimentos comuns nos deslocamentos por aplicativos de transporte é a avaliação da viagem. A nota, mostrada no perfil de cada usuário, serve como parâmetro para o acesso a categorias com mais benefícios e remunerações. Caso não atinjam o valor mínimo, motoristas e passageiros podem ser desligados da plataforma.

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Agora, além de classificar a qualidade da viagem, a higiene passa a ser considerada um dos critérios de nota da Uber. Ao fim dos trajetos, os passageiros devem avaliar a limpeza do carro e o asseio do motorista e, da mesma forma, os condutores podem apresentar opinião sobre os cuidados das pessoas transportadas. Quando o condutor recebe uma avaliação insatisfatória, a empresa informou que envia uma mensagem com orientações de como melhorar a higiene do veículo.

Fonte: 99, Uber

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