Summit Mobilidade

Como aumentar a segurança de motoristas de aplicativo?

25 de agosto de 2022 3 mins. de leitura
Saiba como as plataformas têm trabalhado para dar mais opções de segurança para os motoristas parceiros

As estatísticas de violência contra motoristas de aplicativo têm caído, mas a categoria ainda é alvo de criminosos em todo o País. Dados da Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape), divulgados pelo aplicativo Fogo Cruzado, mostram que houve aumento de 43% em casos de motoristas de aplicativos baleados no Grande Recife entre 2020 e 2021.

Em São Paulo, somente entre janeiro e maio de 2022, 12 motoristas foram vítimas de violência, um foi ferido e cinco morreram. Apesar de o número de transações em dinheiro ter caído e os pagamentos terem migrado para meios digitais, muitos veículos de aplicativo ainda são assaltados, principalmente para roubar celulares.

Assim, as empresas de app têm investido em melhorias para oferecer mais segurança para parceiros e passageiros. Confira a seguir quatro soluções aplicadas pela 99.

Plataformas têm investido continuamente em ferramentas de segurança. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Plataformas têm investido continuamente em ferramentas de segurança. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

1. Identificação de passageiros

A tecnologia para a conferência da identidade de quem se cadastra na plataforma da 99 foi aprimorada. A verificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a digitalização do Registro Geral (RG) são analisadas por inteligência artificial, o que impede o uso de documentos de terceiros para a criação de novas contas.

2. Monitoramento de corridas

A plataforma da 99 conta com um mecanismo de segurança em que a inteligência artificial analisa potenciais riscos antes do início da corrida. Assim, novas camadas de segurança são adicionadas, como a gravação da câmera dentro do veículo, gravações de áudio, possibilidade de compartilhamento da rota com contatos de confiança, botão para ligar direto para a polícia e central telefônica 24 horas.

Leia também:

3. Apoio presencial

Desde fevereiro de 2022, a 99 oferece um serviço de apoio presencial para situações de risco. A patrulha 99 é composta de equipes especializadas em motocicletas ou carros que prestam socorro em casos de emergência, sempre com respaldo policial e podendo chamar outros atendimentos emergenciais.

O serviço pode, inclusive, ser ativado automaticamente quando são identificadas situações fora do comum, como desvio do percurso, paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto. Nesses casos, a polícia pode ser acionada e uma patrulha 99 se desloca até o local.

4. Investimento contínuo em segurança

A 99 informou que trabalha continuamente para aumentar a segurança de parceiros e passageiros. Para isso, a empresa tem uma equipe com mais de 150 profissionais especialistas em Tecnologia, Engenharia, Psicologia e Segurança Pública que trabalham em conjunto com equipes em todo o Brasil, na China e nos Estados Unidos para criar soluções inovadoras de segurança para o app da 99.

Fonte: 99app, Fogo Cruzado.

147930cookie-checkComo aumentar a segurança de motoristas de aplicativo?