Conheça o serviço de táxi aéreo da Uber

19 de julho de 2020 4 mins. de leitura

Uber Copter está em fase de testes desde julho de 2019 em Nova York, levando passageiros do Aeroporto JFK para Manhattan

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Desde julho de 2019, passageiros que se deslocam entre o aeroporto John F. Kennedy (JFK) e a ilha de Manhattan, em Nova York, contam com o Uber Copter, o serviço de táxi aéreo da Uber. Os trajetos nos dois sentidos são realizados por helicópteros movidos a combustão em sete minutos, enquanto o percurso por rodovias demora até meia hora.

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Por enquanto, o serviço está em teste e deve ser utilizado de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h, desde que reservado com cinco dias de antecedência pelo mesmo aplicativo usado para chamar carros. A aeronave pode levar cinco passageiros com bagagem pessoal de até 22 quilos cada, com custo entre US$ 200 e US$ 225 por pessoa.

Uber Air, o próximo serviço

Uber pretende utilizar veículos aéreos movidos a eletricidade. (Fonte: Uber/Divulgação)
Uber pretende utilizar veículos aéreos movidos a eletricidade. (Fonte: Uber/Divulgação)

Os voos da Uber Copter são realizados em parceria com uma empresa de táxi aéreo tradicional, e não há previsão da expansão dos serviços para outras cidades. Entretanto, a gigante dos transportes está desenvolvendo uma nova tecnologia para mobilidade urbana aérea, prevista para entrar em fase de testes ainda em 2020, inclusive no Brasil.

O Uber Air utilizará aeronaves elétricas com decolagem e pouso vertical (eVTOL) para conectar cidades e subúrbios em viagens compartilhadas. O serviço deverá estar disponível a partir de 2023 em cidades como Dallas e Los Angeles (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália).

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As aeronaves devem ter velocidade de cruzeiro, a 241 quilômetros por hora, e serão capazes de voar por três horas em viagens de 40 quilômetros, com capacidade para quatro passageiros. Além do veículo, a Uber planeja construir uma rede de heliportos chamados Skyports.

Os espaços de pouso e de decolagem deverão estar localizados em áreas urbanas densas, integrados a outros modais de transporte e podendo ser capazes de lidar com até mil aterrissagens por hora em uma área de apenas 4 mil metros quadrados.

Primeiro serviço de táxi aéreo com eVTOL

Aeronaves elétricas chinesas já são utilizadas para o turismo e para emergências médicas. (Fonte: Ehang/Divulgação)
Aeronaves elétricas chinesas já são utilizadas para turismo e emergências médicas. (Fonte: EHang/Divulgação)

Enquanto a Uber planeja expandir seus serviços de voos urbanos compartilhados, outras empresas estão correndo para oferecer os serviços pelo mundo. A EHang tem um modelo pronto para voar e já realizou mais de 2 mil testes em um veículo que dispensa o piloto e é controlado por um sistema inteligente automático.

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A companhia foi a primeira a conseguir autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para realizar testes com eVTOLs em território americano. A EHang também já fez ensaios na China, Áustria, Holanda, no Catar e nos Emirados Árabes Unidos com veículos aéreos de passageiros e de carga.

Os chineses chegaram a lançar diretrizes para a criação de um sistema de mobilidade aérea urbana e criaram a primeira rota do serviço no mundo. Os eVTOLs da EHang transportam pessoas de um porto a um hotel boutique na província de Zhejiang, na China. As aeronaves fazem em 5 minutos um trajeto que por terra demoraria 40 minutos.

Táxi aéreo por aplicativo no Brasil

Por meio do aplicativo Cabify, é possível agendar com antecedência voos de helicóptero na cidade de São Paulo desde julho de 2018. O serviço é operado pela empresa Voom, do grupo Airbus. A modalidade, batizada de Cabifly, promete ter preços abaixo do mercado de táxi aéreo, uma vez que os deslocamentos podem ser compartilhados com outros passageiros. O custo médio das viagens, anunciado no lançamento do serviço, era de R$ 460.

Fonte: Uber, Cabify, EHang

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