Summit Mobilidade

O que esperar do mercado automobilístico brasileiro em 2023?

3 de janeiro de 2023 3 mins. de leitura
Enquanto alguns desafios percebidos nos últimos meses devem continuar presentes em 2023, o lançamentos de modelos aguardados deve turbinar o mercado automobilístico.

O mercado automobilístico promete lançamentos que atendam a diversos públicos em 2023, mantendo vivo o interesse por veículos utilitários esportivos (SUVs), evidenciados em 2022, ao mesmo tempo que busca consagrar novos modelos no gosto popular brasileiro.

A redução da oferta de semicondutores que marcou os últimos anos, apesar de ter a gravidade reduzida no último semestre do ano, também deve permanecer em 2023. Na prática, isso tende a comprometer em parte a fabricação de veículos enquanto ajuda a manter o mercado de carros usados aquecido.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Redução da oferta de semicondutores tem exigido criatividade das montadoras e enfoque em estratégias para otimizar a oferta de veículos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Lançamentos de carros aguardados

Como destaque no mercado automobilístico está o lançamento do Polo Track, que será realizado a partir de fevereiro. O veículo da Volkswagen substituir o Gol após 40 anos da presença marcante desse modelo no mercado nacional. Apesar da intenção de disponibilizar novos recursos, a expectativa é de manter o valor acessível ao público.

Da Chevrolet, Montana é um dos modelos que terão na terceira versão um veículo mais potente e robusto, com motor 1.2 turbo, cabine dupla e quatro portas. A aposta da fabricante é a de ampliar as versões disponíveis, oferecendo modelos com novos recursos e competindo de forma mais acirrada com picapes de outras marcas.

O Honda Civic híbrido, que acabou não sendo lançado em 2022, também mostra o potencial do setor automobilístico para atrair motoristas interessados em veículos sustentáveis. Equipada com motor 2.0, a 11ª geração do carro é uma excelente opção para quem quer investir em economia de combustível, oferecendo consumo que gira em torno de 21 quilômetros por litro (km/l).

Leia também:

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Veículos elétricos devem ter a presença ampliada no mercado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Destaque para carros elétricos e busca por comodidade no mercado automobilístico

O ano de 2023 também contará com a continuação de destaque para veículos que utilizam energias limpas, como o BYD Song Plus, o primeiro híbrido da marca no País, e o Yuan Plus EV, outro lançamento da empresa chinesa BYD. Esse SUV elétrico, em particular, destaca-se pela autonomia de 458 quilômetros e a presença de 204 cavalos-vapor (cv).

O motor, que acelera de 0 quilômetro por hora (km/h) a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, também chama a atenção para a potência, mostrando que o mercado brasileiro está sendo bastante receptivo a modelos que forneçam conforto e bom desempenho.

Aliada à tendência de ampliação do aluguel de veículos elétricos, que já foi percebida nos últimos meses e se apresenta como uma solução até mesmo para empresas que desejam ampliar a frota e terceirizar a operação, a mudança no perfil de consumo do brasileiro sinaliza um passo importante para a utilização de veículos menos poluentes, o que continuará impulsionando a inovação no setor.

162700cookie-checkO que esperar do mercado automobilístico brasileiro em 2023?