Qual é o significado de logística?

26 de novembro de 2021 4 mins. de leitura
Entenda o que é e como funciona a logística e como foi sua evolução nos últimos anos

Nos últimos anos, especialmente por conta do advento da tecnologia, a palavra “logística” foi ganhando novos contornos. Com novas formas de transportar objetos e dados, o conceito foi se tornando, ao mesmo tempo, mais abrangente e específico.

Em mais um conteúdo do Estadão Summit Mobilidade, vamos compreender o que significa logística e como esse termo vem se transformando nos últimos anos. Também vamos abordar brevemente o movimento das logtechs, startups de tecnologia que estão revolucionando essa especialidade da administração.

O que é logística?

Logística é uma especialidade da administração muito usada no meio empresarial. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Logística é uma especialidade da administração muito usada no meio empresarial. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Se pensarmos de forma etimológica, a palavra “logística” está ligada a calculo e raciocínio e foi inicialmente utilizada para descrever a ciência de mover e manter os suprimentos usados pelas forças armadas. A partir disso, podemos extrair o conceito mais moderno de logística, que diz respeito ao processo de transporte e armazenamento de mercadorias e matéria-prima, desde a origem até o destino.

Leia mais: Logística: como transportadoras podem atingir pequenas localidades?

No mundo dos negócios, a logística tem o objetivo de atender aos requisitos do cliente de maneira eficiente e eficaz. Muitas empresas se especializam nesse ramo, prestando serviço para fabricantes, varejistas e outras indústrias que tenham grande necessidade de transportar ou armazenar algum tipo de mercadoria.

Muitas organizações têm uma grande estrutura de logística, com frotas de caminhões, aviões, armazéns para estoque e até softwares especializados. Entretanto, boa parte das empresas terceiriza a função para um provedor de serviço, preferindo se concentrar em outras partes do negócio.

Como funciona a logística?

A cadeia logística pode ser separada em atividades principais e secundárias. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A cadeia logística pode ser separada em atividades principais e secundárias. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Há diversas formas de entender o funcionamento da logística. Uma das maneiras clássicas é separar essa especialidade da administração em dois tipos de atividade:

  • principais — Transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos;
  • secundárias — armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, compras, gestão de produtos e sistemas de gestão.

Também é importante destacar que a cadeia logística – como é chamado o processo pelo qual as mercadorias passam – pode ser organizada em três fases:

  • suprimentos — Gerenciamento de suprimentos e matéria-prima para indústrias, o que inclui processamento de pedidos a fornecedores, transporte, armazenagem e distribuição;
  • produção — Etapa de controle dos chamados SKUs (códigos de estoques dos produtos), além de fluxo de mercadorias, abastecimento e distribuição inicial dos itens;
  • distribuição — Gestão de pedidos dos clientes e dos meios de distribuição utilizados para isso, incluindo gerenciamento de estoque, armazenagem e entrega por diversas vias.

Na logística também é comum a utilização de ferramentas que auxiliam na realização das atividades do setor. Entre elas, podemos citar:

  • Enterprise Resource Planning (ERP) — Sistema de informação que integra dados e processos em uma única plataforma;
  • Warehouse Management System (WMS) — Sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção;
  • Transportation Management System (TMS) — Software de controle para melhoria da qualidade e da produtividade de todo o processo de distribuição;
  • Material Requirement Planning (MRP) — Sistema para cálculo de necessidades de planejamento dos demais recursos de manufatura.

Leia mais: 4 tipos de logística que você precisa conhecer

Logística hoje e no futuro

A transformação digital impactou diretamente essa área e suas atividades. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A transformação digital impactou diretamente essa área e suas atividades. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como muitos setores da indústria, a logística passou por grandes mudanças graças aos avanços tecnológicos. A transformação digital impactou diretamente essa especialidade da administração, gerando novas formas de realizar as atividades ligadas à área.

A automação certamente é uma das mais importantes alterações que a tecnologia ofereceu para a logística, permitindo que diversas atividades pudessem ser realizadas sem a interferência humana e com o mínimo de erros. Softwares que auxiliem na tomada de decisão também representam uma grande evolução na cadeia logística.

Um movimento que merece destaque é o surgimento das logtechs, startups de tecnologia e inovação que estão revolucionando a área. Usando técnicas e recursos que representam a tendência do mercado, essas empresas estão dando uma nova cara para a logística, reforçando especialmente o conceito de experiência do consumidor para melhorar os processos logísticos.

Você já sabia o significado da palavra “logística”? Que tal aprender mais sobre esse e outros assuntos com o Estadão Summit Mobilidade

Fonte: TW Transporter, IMAM.

Este conteúdo foi útil para você?

119670cookie-checkQual é o significado de logística?