Faixa de pedestres dos Beatles é repintada durante quarentena

Faixa de pedestres dos Beatles é repintada durante quarentena
A travessia mais famosa do mundo é patrimônio cultural da Inglaterra

A icônica faixa de pedestres de Abbey Road, em Londres (Inglaterra), famosa pela capa do disco dos Beatles, de 1969, que tem o mesmo nome da rua, foi repintada graças à queda do movimento urbano na capital britânica decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A cada três meses, as paredes próximas ao local são repintadas para encobrir os grafites que os fãs da banda fazem, mas é muito difícil pintar a rua. Não só é necessário enfrentar os visitantes 24 horas por dia, sete dias por semana, como também os carros que transitam por lá diariamente.

Coronavírus: como motoristas de delivery devem se proteger?

Um dia após o primeiro-ministro ordenar que a Grã-Bretanha entrasse em quarentena para tentar impedir a propagação do vírus, uma equipe de manutenção de rodovias repintou silenciosamente a movimentada travessia de pedestres, situada no cruzamento da Abbey Road com a Grove End Road, no bairro residencial de St John's Wood, na região noroeste da capital inglesa.

Faixa de pedestres é patrimônio inglês

(Fonte: Pixabay)

O governo inglês declarou a faixa de pedestres como local de importância nacional em 2010. Foi a primeira travessia a ser reconhecida da mesma maneira que muitos edifícios famosos e monumentos históricos. E talvez seja a única. Qualquer alteração no local só pode ser realizada com a aprovação das autoridades.

SP incentiva uso de bikes para conter covid-19 no transporte público

A própria Abbey Road e o estúdio de gravação de mesmo nome, no qual os Beatles gravaram muitos de seus álbuns, são protegidos como patrimônio pelo governo inglês. Atualmente, o Abbey Road Studios está fechado pela primeira vez em 89 anos, de acordo com as rigorosas medidas introduzidas pelo governo do Reino Unido para limitar a disseminação da covid-19.

A capa do álbum Abbey Road foi fotografada às 11h35 de 8 de agosto de 1969, quando John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, e Paul McCartney fizeram uma pausa de 10 minutos na gravação das músicas para o disco. O fotógrafo Iain Macmillan teve tempo de tirar apenas seis fotografias, dado o tráfego que se aproximava.

Urbanização desenfreada pode trazer doenças como a covid-19

Figuras da cultura pop, de Simpsons a Red Hot Chili Peppers e Doctor Who, já reproduziram a imagem. O local é visitado por milhares de turistas do mundo inteiro que desejam recriar a famosa capa do disco dos Beatles.

Falta de tráfego revigora Veneza

(Fonte: Pixabay)

Mas a Abbey Road não foi a única atração turística a ser revigorada devido a uma rara falta de multidões. A água nos famosos canais de Veneza se tornou mais clara desde que a Itália iniciou seu bloqueio no início deste mês. No entanto, não é devido à poluição que desaparece em algumas semanas: a falta de tráfego de gôndolas permitiu que os sedimentos afundassem nos canais, criando uma aparência de limpeza.

Fonte: The Guardian, Forbes, CNN, Travel+Leisure

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.

Evento de Mobilidade - Evento de Mobilidade - Summit Mobilidade Estadão