Summit Mobilidade

Como funciona um posto elétrico?

10 de fevereiro de 2023 3 mins. de leitura
Posto elétrico oferece conforto e praticidade ao mesmo tempo que é essencial para a ampliação do processo de transição energética no País

Com o aumento da frota de veículos elétricos no País, a ampliação dos pontos de recarga tem sido uma consequência imediata e necessária para a transformação do mercado automobilístico. Isso porque quem já utiliza o veículo precisa contar com uma rede estruturada que forneça conforto durante a recarga.

Com a presença do ponto de recarga além do domicílio, é possível usufruir de mais autonomia no transporte, o que facilita o deslocamento para maiores distâncias e se constitui como um avanço que tende a encorajar a adoção desse tipo de veículo e do uso de energias limpas, podendo promover a sustentabilidade na mobilidade urbana.

De forma geral, o funcionamento do posto elétrico se destaca pela praticidade, permitindo a recarga tanto de veículos elétricos quanto de modelos híbridos, sendo similar a um posto convencional, mas oferecendo algumas vantagens.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A longo prazo, o menor gasto com o abastecimento dos carros elétricos se traduz em vantagem mais expressiva. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Funcionamento e principais características

O posto elétrico tem como uma das características principais a versatilidade, já que permite a conexão ao automóvel por meio de diversos tipos de plugue. Esse ponto se reflete também no que diz respeito à localização, já que os eletropostos podem estar presentes em diversos espaços estratégicos. Na prática, isso facilita que postos elétricos sejam instalados tanto em pontos públicos, como estradas e órgãos governamentais, quanto em ambientes privados variados, como shoppings, parques e estacionamentos, sendo bem distribuídos pelas cidades.

A segurança é um dos elementos que se aparecem como um benefício adicional importante nesse tipo de local, visto que não há a presença de elementos inflamáveis como álcool e gasolina. Além disso, os postos elétricos se destacam pela economia, fazendo o investimento com o veículo se tornar mais substancial graças ao menor custo que a carga elétrica apresenta.

Leia também:

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Posto elétrico oferece autonomia e conforto a motoristas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Por dentro do funcionamento

Em São Paulo, por exemplo, o primeiro posto 100% elétrico do País instalado apresenta quatro carregadores capazes de fornecer energia para até dois veículos ao mesmo tempo. Enquanto um deles tem capacidade de 200 quilowatts (kW), permitindo a carga completa em menor intervalo de tempo, outros dois oferecem 60 kW. Por serem carregadores de corrente contínua, é possível completar o ciclo de carga em menos tempo, com boa parte carregada em menos de uma hora.

Outro carregador tem corrente alternada (AC) e pode ser utilizado por motoristas que não tenham maior urgência para carregar a bateria do carro. Além disso, enquanto o veículo é carregado, é possível aguardar em uma sala equipada com sofá, TV e internet Wi-Fi.

A autonomia também é um diferencial do posto elétrico, já que é viável abastecer o veículo sem depender do auxílio de alguém, pois o procedimento é considerado relativamente simples.

Deseja saber mais do assunto? Clique aqui para conferir a matéria publicada no Estadão sobre o lançamento do primeiro posto 100% elétrico do País.

Fonte: Estadão

165190cookie-checkComo funciona um posto elétrico?