Internet e aplicativos facilitaram a vida de brasileiros que precisam renovar a CNH
Publicidade
A maioria dos Estados brasileiros já permite a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet ou por aplicativo. O processo ficou mais rápido e menos burocrático, mas ainda é preciso se atentar a alguns pontos para não ter surpresas desagradáveis. A seguir, veja como renovar a CNH.
De acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima. Além da multa, o motorista terá a carteira recolhida e o veículo apreendido até que se apresente um condutor habilitado.
A boa notícia é que agora está mais fácil renovar a CNH, e a validade aumentou. Para pessoas até 49 anos, a CNH é válida por 10 anos; para pessoas com entre 50 a 69, a validade é de 5 anos e, para quem tem acima de 69, a validade é de 3 anos.
Você pode solicitar a renovação da CNH até 30 dias do seu vencimento e se o documento estiver vencido, independentemente da data. Em 19 estados brasileiros, já é possível realizar a renovação de forma online ou por aplicativo. São eles:
Quem não tem acesso à internet pode solicitar a renovação em uma unidade do Detran ou via autoescola. Para isso, é preciso agendar um horário na unidade, pagar as taxas e realizar os exames necessários. Para fazer a solicitação, é preciso levar um documento oficial com foto e CPF.
Leia também:
Os passos para a renovação via internet ou aplicativo são similares. Mas atenção: é preciso entrar no site do Detran do seu estado ou baixar o respectivo aplicativo. O processo de renovação pode ter pequenas diferenças em cada Unidade da Federação. As taxas variam entre R$ 90 a R$ 150, a depender do estado.
Para fazer a solicitação via aplicativo, é preciso baixar o app do Detran do seu estado. Depois de realizar o cadastro, os passos serão os mesmos da solicitação online.
Devido à pandemia de Covid-19, muitas unidades do Detran ficaram fechadas, e o Contran aumentou o prazo para a renovação. As novas datas são as seguintes:
Vencimento Novo prazo
Além de ser um documento válido, o app do CDT também traz algumas informações importantes para o motorista. Nele, é possível ver os veículos cadastrados em seu nome, além de consultar eventuais multas, por infrator ou por veículo.
Além do aumento da validade, da validação da carteira digital e da forma de como renovar a CNH, a última alteração na Lei de Trânsito também alterou as regras de pontuação e suspensão da carteira. Agora, motoristas que não tenham cometido infração gravíssima só perdem a carteira se alcançarem 40 pontos. O limite cai para 30 pontos se o motorista tiver cometido uma infração gravíssima, ou para 20 caso tenha cometido duas infrações gravíssimas.
Continue no Estadão Summit Mobilidade e saiba o que fazer em caso de suspensão da carteira ou como recorrer de multas do Detran.
Fontes: Detran RJ, Detran SP, Detran AC, Detran PR, Detran MG