Summit Mobilidade

Como saber o valor do IPVA de um veículo?

13 de fevereiro de 2022 4 mins. de leitura
Prazo para pagar IPVA 2022 com maior desconto já venceu na maioria dos estados, mas ainda é possível quitar cota única com abatimento; entenda como consultar o valor

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 já está disponível para consulta e pagamento dos donos de carros, motocicletas, quadriciclos e caminhonetes. O tributo pode ser quitado em cota única, com um desconto que chega a até 20%, o que pode fazer uma grande diferença no bolso do motorista.

Em 2022, o IPVA está, em média, 22% mais alto do que no ano anterior. Isso se deve à valorização dos veículos seminovos e usados, uma consequência da crise de suprimentos na indústria automobilística global. A elevação no valor da cobrança também está relacionada à forma como o tributo é calculado.

Cada governo estadual tem a liberdade para definir os parâmetros do tributo, como alíquotas, isenção, prazos de vencimento, descontos e parcelamentos do IPVA. Por isso, compreender o valor devido pode parecer um pouco complicado, mas a fórmula é relativamente simples. Veja como o imposto é calculado e de que maneira pagá-lo.

Como calcular o IPVA?

Cálculo de IPVA varia de acordo com cada estado. (Fonte: Mohamed_hassan/Pixabay/Reprodução)
Cálculo de IPVA varia de acordo com cada estado. (Fonte: Mohamed_hassan/Pixabay/Reprodução)

Para calcular o valor do IPVA, basta multiplicar a alíquota definida pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado onde foi realizado o emplacamento pelo valor venal do bem. No caso de automóveis zero-quilômetro, deve ser consultada a quantia registrada na nota fiscal. Para veículos usados, vale o preço médio calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Isenção do imposto

Nem todos os proprietários de veículos devem pagar o IPVA. A depender do estado, com exceção de Minas Gerais e Roraima, veículos com idade superior de 10 a 30 anos ficam isentos do imposto. 

Motoristas que comprovem com relatório médico doenças graves e donos de veículos de uso rural, como tratores, são beneficiados com isenção do tributo. Em alguns estados, carros elétricos também não precisam pagar o imposto.

Tabela Fipe

Tabela Fipe pode ser consultada em site e app oficiais. (Fonte: Fipe/Reprodução)
Tabela Fipe pode ser consultada em site e app oficiais. (Fonte: Fipe/Reprodução)

O índice de preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, conhecido como Tabela Fipe, serve de parâmetro para negociações e avaliações de automóveis. O valor considerado para o IPVA é definido em setembro e divulgado no ano anterior por cada Sefaz no Diário Oficial do Estado.

Como a publicação não é muito de fácil de achar, uma alternativa mais simples para se ter uma ideia do imposto a ser pago é consultar o preço do modelo e ano do veículo no site oficial ou no app da Fipe para Android ou iPhone.

Leia mais:

Quais são os carros mais caros do Brasil?

Como pagar IPVA pela internet?

Como consultar pontos na carteira de motorista?

Alíquota do IPVA

Cada estado tem a liberdade de definir qual é o percentual cobrado pelo imposto em cada categoria de veículo. O número fica entre 1% e 4%, podendo variar de um ano para o outro, de acordo com decisão da Sefaz. Confira qual é a alíquota de cada unidade federativa para o IPVA 2022.

UFParticular e passeioCaminhonetes e utilitáriosMotocicletas e quadriciclos
Acre2%1%1%
Alagoas3%3,25%2,75%
Amazonas3%3%2%
Amapá3%3%1,5%
Bahia2,5%2,5%2,5%
Ceará3%3%2%
Distrito Federal3,5%1%2%
Espírito Santo2%2%1%
Goiás3,75%3,45%3%
Maranhão2,5%2,5%1%
Minas Gerais4%3%2%
Mato Grosso3%2,5%1%
Mato Grosso do Sul3,5%3,5%2%
Pará2,5%2,5%1%
Paraíba2,5%2,5%2,5%
Paraná3,5%3,5%3,5%
Pernambuco3%3%2,5%
Piauí2,5%2,5%2%
Rio de Janeiro4%3%2%
Rio Grande do Norte3%3%2%
Rio Grande do Sul3%3%2%
Rondônia3%3%2%
Roraima3%2%2%
Santa Catarina2%2%1%
Sergipe2,5%2,5%2%
São Paulo4%2%2%
Tocantins2%3%2%

IPVA 2022 em cota única ou em parcelas?

Outro fator que influencia o valor final do IPVA é a forma de pagamento. Todos os estados oferecem um desconto para pagamento em cota única, com prazo que varia de acordo com cada Sefaz e pode levar em conta o final da placa do veículo. Caso o proprietário deseje quitar o imposto sem abatimento, pode parcelar entre 3 e 10 vezes, a depender do estado.

Fonte: Jornal Contábil, Ache Concursos, Fipe.

127265cookie-checkComo saber o valor do IPVA de um veículo?