Conheça as 10 motos mais rápidas do mundo

1 de setembro de 2021 5 mins. de leitura
Além de um meio de transporte ágil e econômico, as motocicletas podem oferecer muita emoção ao conduzir modelos esportivos

Nas grandes cidades brasileiras, as motos são uma alternativa prática e econômica para se locomover e, principalmente, trabalhar. Elas oferecem agilidade, por seu tamanho diminuto e reações rápidas, com uma puxada no guidão. Mas, além disso, há modelos esportivos e superesportivos que realmente transportam o condutor em altíssima velocidade nas pistas, garantindo fortes emoções. 

A perspectiva de andar a 300 quilômetros por hora parece assustadora para muitas pessoas até mesmo em um automóvel fechado. Até porque o limite de nossas estradas é de 120 km/h. Imagine, então, estar a 300 por hora em uma moto, sentindo o vento no corpo, pois essa é a máxima da décima moto mais rápida do mundo, um modelo Yamaha YZF R1, que atinge 298 km/h. Até o primeiro lugar desta lista, há motos bem mais velozes. Confira o top dez completo, a seguir. 

1. Kawasaki Ninja H2R, 400 km/h

A Kawasaki Ninja H2R é a moto mais rápida do mundo, com 400 km/h, mas só pode andar nas pistas. (Fonte: Kawasaki/Reprodução)
A Kawasaki Ninja H2R é a moto mais rápida do mundo, com 400 km/h, mas só pode andar nas pistas. (Fonte: Kawasaki/Reprodução)

O nome Ninja é tradicional no universo das motocicletas e já fica no primeiro lugar desta lista. O modelo H2R foi feito para rodar apenas nas pistas, com motor de 326 cavalos — mais de 100 cavalos acima das outras motos da lista. A versão H2 (sem o R) é liberada para andar nas ruas, mas chega a “apenas” 326 km/h.

Leia também: Quais são os carros mais caros do Brasil

2. Lightning LS-218, 348 km/h

A segunda moto mais rápida do mundo é elétrica, da marca norte-americana Lightning. (Fonte: Lightning/Divulgação)

Muito se fala nos carros elétricos, mas também existem as motos com esse tipo de motor, como é o caso desse modelo, que é o segundo mais rápido do mundo. A Lightning (nome sugestivo, já que significa “raio”, em português) é uma marca estadunidense pouco conhecida, porém impressiona com a potência e velocidade dessa moto, com 200 cv.

3. Ducati Panigale V4R, 331 km/h

A Ducati Panigale ganhou uma nova geração em 2018, com ainda mais potência e velocidade. (Fonte: Wikimedia Commons)

Também com motor de 4 cilindros em V, a Ducati tem motor maior que sua conterrânea italiana logo acima, com 1,2 mil cilindradas. Isso faz que ela tenha ainda mais potência (221 cv) e alcance ainda mais velocidade, sendo uma das motos esportivas mais elogiadas do mundo.

4. Kawasaki Ninja ZX-10R, 318 km/h

O nome “Ninja” é tradicional no universo das motocicletas, e o modelo 10R é a quinta moto mais rápida do mundo. (Fonte: Kawasaki/Divulgação)

A Kawasaki tinha um modelo ainda mais rápido em sua linha, o ZX-14R. Porém, ele parou de ser fabricado em 2020; chegava a 335 km/h. O modelo 10R tem motor de mil cilindradas, em vez das 1,4 mil do 14R, mas não fica muito atrás deste na velocidade máxima, chegando a impressionantes 318 km/h.

5. Aprilia RSV4 1.100, 316 km/h

O modelo RSV4 da Aprilia representa as motos italianas entre as mais rápidas do mundo. (Fonte: Aprilia/Divulgação)
O modelo RSV4 da Aprilia representa as motos italianas entre as mais rápidas do mundo. (Fonte: Aprilia/Divulgação)

Essa fabricante italiana é menos conhecida mundialmente que sua conterrânea Ducati, mas também produz motos incrivelmente rápidas. Seu modelo top de linha é o RSV4, com motor de quatro cilindros em V e 1100 cm3, que rende 217 cv de potência.

6. Suzuki Hayabusa, 312 km/h

A Suzuki Hayabusa tem motor de 1340 centímetros cúbicos. (Fonte: Suzuki/Divulgação)

Mais um modelo japonês na lista, a Hayabusa ganhou fama mundial ao ser a primeira moto que rompeu a barreira dos 300 km/h no seu lançamento, em 1999. Ela ganhou uma nova versão em 2008 e, agora, em 2021, deve receber uma terceira geração — ainda mais rápida.

7. BMW 1000RR, 303 km/h

Além de carros rápidos, a alemã BMW fabrica algumas das motos mais rápidas do mundo, como a 1000RR. (Fonte: BMW Motorrad/Divulgação)
Além de carros rápidos, a alemã BMW fabrica algumas das motos mais rápidas do mundo, como a 1000RR. (Fonte: BMW Motorrad/Divulgação)

Ainda mais potente do que o modelo anterior da lista, a alemã BMW tem 207 cavalos, também com um motor na faixa das mil cilindradas. Ela trouxe um conceito diferente para o segmento das superesportivas no seu lançamento, em 2009, por ser uma moto bastante rápida, porém relativamente confortável. Desde então, continua no top dez das mais velozes do mundo.

8. MV Agusta Brutale 1000RR, mais de 300 km/h

A italiana MV Agusta Brutale é uma naked entre as motos mais rápidas do mundo. (Fonte: MV Agusta/Divulgação)

Essa moto se diferencia das outras na lista por não seguir o estilo esportivo, com carenagem de linhas arredondadas e faróis aerodinâmicos. O modelo da italiana MV Agusta é da categoria “naked”, mais simples, mas com seu motor de 208 cavalos que vai a mais de 300 km/h (a máxima exata não é divulgada).

9. Honda CBR 1000 RR Fireblade, 298 km/h

A honda CBR 1000 RR Fireblade é uma das motos mais rápidas do mundo e é vendida no Brasil. (Fonte: Honda/Divulgação)

Essa motocicleta da Honda chega à mesma marca que sua conterrânea japonesa, com um motor de 998 cm3 e 191 cavalos de potência. Trata-se de uma força impressionante para um veículo que pesa 182 kg. Sua aceleração é de apenas 2,9 segundos até os 100 km/h.

10. Yamaha YZF R1, 298 km/h

O modelo R1, da japonesa Yamaha, chega a 298 km/h. (Fonte: Yamaha/Divulgação)
O modelo R1, da japonesa Yamaha, chega a 298 km/h. (Fonte: Yamaha/Divulgação)

Popularmente conhecida apenas como “R1”, esse modelo superesportivo está em linha desde os anos 1990, sempre batendo recordes de velocidade. Na nova versão, lançada em 2020, ela se tornou capaz de chegar a 298 km/h. Isso é possível graças ao motor de 998 cm3, de quatro cilindros, e graças às tecnologias emprestadas das pistas de Moto GP.

Fonte: Webmotors.

Este conteúdo foi útil para você?

109500cookie-checkConheça as 10 motos mais rápidas do mundo