Ícone do site Summit Mobilidade

O que é direção defensiva?

Conheça o maior e mais relevante evento sobre o futuro da mobilidade no Brasil.

Evitar acidentes é um dever que exige empenho de todos os motoristas, o que significa tanto atender às normas de trânsito, quanto perceber rapidamente situações desfavoráveis.

Isso porque, além da possibilidade de estar próximo de um condutor que dirige oferecendo perigo, fenômenos naturais e outras condições podem se transformar em uma série de dificuldades para os motoristas.

Por esses motivos, adotar a direção defensiva é a melhor forma de dirigir com responsabilidade e evitar ao máximo se expor a riscos durante o trajeto. Entenda agora do que se trata esse conceito e como colocá-lo em prática.

Cuidados com a saúde mental e física se fazem importantes também para dirigir com mais autonomia, conforto e segurança. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Entendendo o conceito de direção defensiva

A direção defensiva, ou direção segura, consiste em uma série de práticas que priorizam a cautela e a cordialidade no trânsito. Seu objetivo, portanto, é o de prevenir acidentes independentemente do veículo utilizado e das condições apresentadas. Sendo sempre exercida, ela permite que o condutor se locomova com mais segurança e tranquilidade nas vias.

Há uma série de ocorrências, algumas delas aparentemente inofensivas, que podem aumentar o risco de acidentes quando não são encaradas com a devida cautela. Por isso, diferente do que pode parecer em um primeiro momento, a direção defensiva não deve ser priorizada apenas por aqueles que estão aprendendo a dirigir.

Prática da direção defensiva facilita na hora de identificar antecipadamente situações perigosas . (Fonte: Getty Imagens/Reprodução)

Colocando a teoria em prática ao volante

No dia a dia, isso significa se preparar para dirigir, adotando cuidados contínuos com a saúde e bem-estar. Algumas medidas simples são decisivas nesse sentido, como não conduzir veículos sob o efeito de bebidas alcoólicas e medicamentos que alteram a percepção, ou até mesmo se estiver doente, com sono ou cansaço.

O zelo com a saúde mental não deve ser deixado de lado, pois evitar dirigir com raiva ou ansiedade é uma maneira prática de respeitar os próprios limites. E ao estender esse olhar para os outros condutores, é essencial manter uma distância mínima do veículo à frente, aplicando, assim, a direção defensiva.

Leia também:

Adotar uma postura mais cuidadosa no trânsito pode evitar a ocorrência de acidentes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O que é uma distância segura no trânsito?

Está em dúvida sobre como adotar uma distância segura? É bem mais fácil do que parece. Após escolher um ponto fixo na via, conte dois segundos pausadamente assim que o veículo à frente o ultrapassar. Em seguida, basta se certificar de que o seu automóvel passou pelo mesmo ponto logo após esse intervalo de tempo.

Uma dica para realizar a contagem é a de falar “cinquenta e um, cinquenta e dois”, visto que a pronúncia destas seis palavras facilita a aplicação desta regra dos dois segundos. Na chuva, ou na proximidade de veículos de grande porte, basta contar três segundos para estabelecer um distanciamento maior.

E por falar em chuva, buscar saber sobre a previsão do tempo, das condições das ruas e estradas se mostra importante, sobretudo nas viagens de longa distância. Dentre as medidas que devem ser adotadas na prática da direção defensiva, estão: acompanhar boletins das concessionárias e da defesa civil, definir rotas alternativas e evitar trechos impróprios para o deslocamento.

Por fim, considerando que a revisão do veículo deve ser periódica, é fundamental ficar de olho na saúde do veículo, atentando-se à vida útil dos pneus, e mesmo se freios, buzina, para-brisa, cinto de segurança e demais componentes estão em boas condições.

Fontes: Detran PR, Governo Federal, Detran SP

Sair da versão mobile