Summit Mobilidade

4 cuidados para evitar ansiedade no trânsito

31 de março de 2023 4 mins. de leitura
Algumas medidas simples podem reduzir o desconforto no trajeto, além de tornar a rotina mais organizada

Uma rotina mais atribulada pode ser inimiga da saúde mental. Por quem sofre com a ansiedade, os efeitos são percebidos tanto nos momentos de descanso quanto no trabalho. Naturalmente, o momento do deslocamento diário também é afetado, o que coloca em risco a segurança de quem dirige. Por isso, buscar formas de lidar com essa sensação tão incômoda é essencial para a superar com sabedoria.

Confira quatro dicas para lidar com a ansiedade no trânsito.

(Fonte: Freepik/Diana.grytsku/Reprodução)
Alguns ajustes na rotina podem tornar o deslocamento diário menos desgastante. (Fonte: Freepik/Diana.grytsku/Reprodução)

1. Analise o que pode mudar

Nem sempre é fácil ver como melhorar o deslocamento, mas ter organização já é um passo importante para evitar atrasos e não dirigir com pressa, pois isso aumenta o risco de cometer infrações ou de se envolver em uma briga de trânsito.

Buscar rotas alternativas ou adotar mudanças de horário também podem contribuir com a redução de fatores que aumentam a ansiedade no deslocamento.

Para quem usa carro e se incomoda com o tempo gasto em engarrafamentos, intercalar o uso do automóvel e do transporte público periodicamente pode ser uma forma de avaliar se seria possível deixar o carro em casa em alguns dias da semana, reduzindo tanto o tempo parado no trânsito quanto o gasto com combustível.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Atividades físicas melhoram a disposição e reduzem a ansiedade. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

2. Cuide do corpo

Nem sempre a ansiedade surge devido a algum evento desagradável, pois sem alimentação balanceada e sono adequado as pessoas ficam menos dispostas e mais suscetíveis ao estresse no dia a dia. Por isso, investir na saúde é um passo importante para reduzir o desconforto e o risco de desenvolvimento de doenças, bem como elevar os níveis de dopamina e serotonina no organismo, aumentando o bem-estar e afastando a sensação de esgotamento.

Em uma situação estressante, respirar fundo ajuda a aliviar a ansiedade, mas, considerando que nem sempre é possível fugir de situações desconfortáveis, como as vivenciadas nos temidos congestionamentos, uma saída pode ser desviar do caminho habitual e aproveitar o tempo que seria perdido em um trajeto mais demorado para praticar alguma atividade física, por exemplo.

Leia também:

(Fonte: Freepik/Stefamerpik/Reprodução)
Reduzir o uso de celular pode ajudar a melhorar a concentração. (Fonte: Freepik/Stefamerpik/Reprodução)

3. Foque o que é mais importante

A avalanche de informações também pode sobrecarregar a mente, deixando o dia com um ar mais caótico. Pensando nisso, direcionar a atenção para aquilo que realmente é importante exige um filtro constante, apesar de ser um exercício negligenciado por boa parte das pessoas.

Ao dirigir, smartphones não devem ser usados, uma vez que aumentam o risco de acidentes. Fora do carro, outras medidas simples podem ajudar a manter a mente focada, como reduzir o uso de dispositivos móveis desde o início do dia, além de desativar as notificações de alguns aplicativos.

No trânsito, muitas vezes o rádio acaba ligado no modo automático, sem que seja dada a devida atenção ao que é transmitido. Por isso, além de reservar um momento para se manter bem informado, é igualmente importante ouvir músicas e podcasts de interesse e investir em conteúdos mais leves, evitando que a mente seja afetada pelo ruído sonoro.

(Fonte: Freepik/Reprodução)
Atenção à saúde mental é fundamental também no trânsito. (Fonte: Freepik/Reprodução)

4. Busque ajuda especializada

Ainda com todos os cuidados, há situações que acabam mostrando que é necessário buscar ajuda especializada para lidar melhor com a ansiedade. Tal medida evita que a sensação predomine e afete a rotina, reduzindo a atenção no trânsito e o foco nas atividades realizadas, bem como impactando a perspectiva de vida.

Conversar com profissionais de Psicologia é uma excelente maneira de enxergar os fatos por um viés mais amplo, permitindo que situações que são encaradas com dificuldade sejam superadas mais facilmente. Esse cuidado promove benefícios que serão percebidos muito além do trânsito, proporcionando mais tranquilidade e segurança e impactando positivamente o trabalho e a vida pessoal.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Estadão

171940cookie-check4 cuidados para evitar ansiedade no trânsito