Conheça as regras de recall de veículos para montadoras e consumidores
Publicidade
Recall, em tradução livre, significa chamar novamente. No Brasil, o termo se popularizou com anúncios de montadoras de carros convocando determinados modelos para consertos de defeitos de fábrica. O procedimento está previsto na Lei nº 8.078/1990 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!
Apesar de o serviço poder acontecer para qualquer produto, o recall de veículos é especialmente comum, pois um defeito neles pode colocar vidas em risco. Assim, a extensão da divulgação tende a ser maior.
Como acontece um recall de veículo?
No Brasil, nenhuma empresa pode lançar produtos que coloquem em risco a saúde dos consumidores. Quando uma companhia descobre falhas em seus produtos, é obrigada a avisar as autoridades e oferecer o serviço de reparo.
Para veículos, os consertos normalmente ocorrem em oficinas autorizadas pela marca para a realização das correções necessárias. O serviço deve ser gratuito, e o consumidor apenas deve consultar a empresa para agendar o horário da manutenção.
Normalmente um recall é anunciado em jornais e emissoras de rádio e televisão, por comunicado nos meios de comunicação da própria empresa (sites e e-mails) ou carta direta, pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e em notificação na Carteira Digital de Trânsito (CDT).
No site do Ministério da Justiça, é possível acessar a página Alerta Recall, que mostra todos os produtos que já sofreram recall no País. Isso é muito útil para quem quer consultar o status de carros novos ou seminovos antes de uma compra.
Em 2020, por exemplo, houve 85 chamados de recall de automóveis no Brasil: 19 deles foram campanhas que envolveram airbags de pelo menos 58 modelos, 13 foram para ajustes relacionados a combustíveis de 29 modelos e 8 para correções de freios, softwares e transmissão. No total, foram 20 montadoras envolvidas e mais de 205 modelos de veículos afetados.
Leia também:
Ar-condicionado para carro: tudo o que você precisa saber
Como recorrer das multas no Detran?
Ford implementa tecnologia de conectividade em seu novo veículo
Apesar de os recalls serem mais comuns em veículos novos, eles podem acontecer a qualquer momento, mesmo para carros que já tenham perdido a garantia. Segundo o CDC, o comprador que não atender ao recall em cinco anos perde o direito de reclamar eventuais danos causados pelo problema apontado na chamada.
Para evitar que os recalls não sejam atendidos, desde abril de 2021 existem novidades em relação à obrigatoriedade no Brasil. Agora, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o dono de veículo que não responder ao chamado de recall em um ano fica impedido de atualizar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e de circular. Os chamados de recall ficam registrados eletronicamente no CRLV, então é preciso estar atento aos prazos.
Caso o consumidor encontre um defeito em um automóvel sem que haja um recall ativo, ele tem direito a ter a peça substituída sem custos. Além disso, caso o conserto realizado durante um recall demore a ponto de prejudicar o cliente, ele pode procurar o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para saber como ser indenizado ou ressarcido.
Fonte: Olho Vivo Vistorias, Portal do Trânsito, Meu Carro Novo.