Summit Mobilidade discute eletrificação e futuro das cidades

17 de maio de 2021 4 mins. de leitura
A mobilidade igualitária de Los Angeles e de consórcio elétrico automotivo foi apresentada na edição deste ano do evento

O Estadão Summit Mobilidade 2021, que acontece de forma online e gratuita, contou hoje com o painel Engenharia Brasileira Lidera uma Nova Proposta de Eletrificação para o Mundo, no qual foi discutida a eletromobilidade no País e as lições de Los Angeles para a mobilidade, equidade e o futuro das cidades.

Nova era automobilística

VW e Bosch fazem parte de consórcios de eletromobilidade no Brasil. (Fonte: Summit Mobilidade Urbana 2021/Reprodução)
VW e Bosch fazem parte de consórcios de eletromobilidade no Brasil. (Fonte: Summit Mobilidade Urbana 2021/Reprodução)

O vice-presidente de Engenharia/CTO da VW Caminhões e Ônibus, Rodrigo de Oliveira Chaves, afirmou que o Brasil tem uma oportunidade para ser protagonista de uma nova era automobilística, gerando tecnologia para o mundo. A Volkswagen fabrica o caminhão E-Delivery, primeiro veículo 100% elétrico produzido na América Latina.

Todos os sistemas do veículo buscam reduzir a dependência do fator humano para a condução com segurança. O caminhão tem 16 modos de controle para diminuir o consumo energético, e o motor dispensa o uso de câmbio. Além disso, o E-Delivery terá conectividade com a central para solicitar apoio e manutenção preventiva.

A montadora lidera um e-consórcio que tem como principal objetivo fomentar o ecossistema elétrico. O programa de transporte sustentável envolve também empresas do setor de geração de energia limpa, sistema de carregamento e do ciclo de vida das baterias.

O gerente de novos negócios em eletromobilidade da Robert Bosch, Alexandre Uchimura, informou que, só na Europa, a empresa deve investir 1 bilhão de euros até 2024 em tecnologias de fuel cell. Uma das apostas é a geração de eletricidade a partir de etanol. 

A experiência de Los Angeles

Los Angeles está tentando mudar o seu perfil de investimentos concentrados no automóvel particular. (Fonte: Summit Mobilidade Urbana 2021/Reprodução)
Los Angeles está tentando mudar o seu perfil de investimentos concentrados no automóvel particular. (Fonte: Summit Mobilidade Urbana 2021/Reprodução)

O diretor de Sustentabilidade do Departamento de Transportes de Los Angeles (LA), Marcel Porras, mostrou um pouco da história da cidade com relação a políticas de mobilidade urbana. 

A cidade já teve o sistema público de transporte mais robusto dos Estados Unidos, mas LA preferiu investir em um plano rodoviário que priorizou o transporte particular motorizado, que é inacessível para boa parte da população. A construção de novas freeways e infraestrutura para carros gerou resistência popular, principalmente entre negros e latinos. 

Apesar da abertura de novas vias, o congestionamento continua presente: entre 2015 e 2021, a velocidade média de tráfego não aumentou em Los Angeles. Esse histórico deixou a desigualdade socioespacial evidente na cidade. 

Quem possui um automóvel tem acesso a 12 vezes mais trabalho em um deslocamento com duração inferior a uma hora. Para financiar as mudanças na mobilidade baseada em equidade, sustentabilidade, crescimento econômico, saúde e segurança, a cidade planeja criar impostos para investir US$ 40 bilhões nos próximos anos.

Soluções em Los Angeles

Entretanto, durante a pandemia, Los Angeles propiciou tarifa gratuita. A cidade aproveitou o momento para abrir espaços a pessoas e não carros.

O departamento de Transporte tem incentivado projetos como Dining in the Street, que permitiu restaurantes a utilizar uma faixa da rua para garantir o distanciamento físico. 

A cidade também mantém uma parceria público-privada para oferecer um sistema de compartilhamento de carro elétrico, acessível para pessoas de baixa renda, que respondem por 63% das viagens.

Los Angeles se preocupa também com a poluição ambiental. Por isso, montou uma rede de sensores atmosféricos para medir a qualidade do ar. A cidade também busca recursos para digitalização da infraestrutura de transporte.

Ainda dá tempo de participar do maior evento de mobilidade urbana do Brasil. Vai até sexta-feira, é online e gratuito. Inscreva-se agora!

Este conteúdo foi útil para você?

104520cookie-checkSummit Mobilidade discute eletrificação e futuro das cidades