SUV: o que é e quais são as características desse carro?

3 de maio de 2022 4 mins. de leitura
Entenda o que são os SUVs e por que o termo gera tanta polêmica

 O termo inglês Sport Utility Vehicle (SUV — veículo esportivo utilitário) nasceu como derivação de Suburban Vehicle (veículo urbano) porque o carro que originou a categoria foi o Chevrolet Suburban, em 1937. O objetivo do modelo era unir a robustez e o tamanho de peruas e pequenos caminhões em um carro que pudesse ser usado na cidade, por isso no início era montado sobre o quadro de pequenos caminhões.

Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!

Com o tempo, várias marcas passaram a desenvolver veículos similares com foco em criar carros potentes e robustos o suficiente para terem um bom desempenho off-road, mas com conforto e espaço para o público urbano e as famílias.

Sucesso dos SUVs

Recentemente os SUVs se tornaram os veículos mais vendidos no Brasil. A popularização da categoria parece estar ligada à dificuldade de compra de carros populares. Com os preços elevados dos modelos de entrada, muitas pessoas com poder aquisitivo menor deixaram de concretizar o sonho do carro zero-quilômetro.

Com isso, o caminho ficou livre para os SUVs alcançarem o topo dos mais vendidos. E as montadoras, notando o crescimento da demanda, começaram a alterar alguns modelos para que eles pudessem fazer parte do segmento, mesmo sem as características originais.

Chevrolet Suburban, um dos modelos que insipirou as SUV's. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Chevrolet Suburban de 1937, um dos modelos que inspiraram os SUVs. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Crossovers e SUVs

Até 1999, os SUVs eram caracterizados por modelos construídos sobre chassis já existentes, principalmente de picapes ou pequenos caminhões. Naquele ano, a BMW lançou o primeiro SUV construído do zero. A partir disso, diferentes marcas viram o potencial de adaptar características dos SUVs para modelos menores que combinassem mais com as cidades.

Assim surgiram os crossovers, carros com heranças dos SUVs, como tração 4×4, maior distância do solo e mais espaço interno, mas em tamanhos mais compactos. E foi quando começaram os problemas na identificação entre os segmentos. No Brasil, vários modelos vendidos como SUVs seriam, por definição, crossovers, visto que foram construídos como um projeto original. Alguns exemplos são Ecosport, Creta, Tucson e Tracker.

A polêmica definição do Inmetro

Para piorar a confusão dos diferentes segmentos de carros, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) usa elementos polêmicos na definição. Para ser considerado um SUV pelo órgão, um veículo precisa ter pelo menos duas das quatro características a seguir:

  • distância do solo entre os eixos de no mínimo 200 milímetros e altura livre sob os eixos dianteiro e traseiro mínimo de 180 milímetros;
  • ângulo de ataque maior ou igual a 23 graus;
  • ângulo de saída maior ou igual a 20 graus;
  • ângulo de transposição de rampa maior ou igual a 10 graus.

O problema dessa classificação é que carros como o pequeno Renault Kwid podem ser considerados oficialmente SUVs, já que atendem aos requisitos das angulações. Com isso, apesar de não ter nenhuma característica clássica de SUV, como tamanho, robustez, tração 4×4 e pneus adaptados para off-road, o modelo pode ser vendido como tal.

O pequeno Renault Kwid atende os requisitos do Inmetro para ser considerado um SUV. (Fonte: Renault/Divulgação)
O pequeno Renault Kwid atende aos requisitos do Inmetro para ser considerado um SUV. (Fonte: Renault/Divulgação)

Muitas fabricantes utilizam termos como “SUV dos compactos” e “apelo SUV” para fazer o marketing de carros com características de SUVs populares do passado. O fato é que até alguns hatches mais altos entram na classificação de SUV, e as fabricantes aproveitam que o mercado está aquecido para comercializá-los nessa categoria.

Fonte: Notícias Automotivas, Jaguar Brasil.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Este conteúdo foi útil para você?

131950cookie-checkSUV: o que é e quais são as características desse carro?