Bondes, metrôs e ônibus integram a rede de transporte público da capital holandesa
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Quando se fala em Amsterdã, na Holanda, a bicicleta é o meio de transporte mais lembrado. Com leis que favorecem o ciclista, amplas ciclovias e boa sinalização, a cidade tem a bike como verdadeiro cartão postal, mas sua estrutura de transporte coletivo também é reconhecida no mundo todo.
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Com bondes, metrôs e ônibus rápidos e eficientes, a capital recebe milhares de turistas e atende a seus moradores, sobretudo em dias de chuva, em que o tempo não é muito propício para se deslocar sobre duas rodas, com soluções de mobilidade que ligam os quatro cantos do município e operam 24 horas. Entenda como funciona o transporte público de Amsterdã.
Os bondes transitam silenciosos por uma das mais importantes cidades do mundo; rápidos e extremamente práticos, eles estão entre os principais meios de transporte da capital holandesa. O tram, como é chamado na Holanda, é um tipo de veículo que opera sob os moldes do veículo leves sobre trilhos (VLT).
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São aproximadamente 200 bondes que ligam a cidade em 14 linhas. As mais conhecidas são as linhas 1, 2 e 5, que passam pelo Museu Histórico; as linhas 2 e 5, que chegam ao Museu Van Gogh; e a linha 1, que sai da Estação Central e segue pelo Vondelpark. A linha 9 sai da Estação Central e passa por pontos turísticos como a Praça Rembrandt, o Museu da Resistência e o Zoológico Artis. Muito acessadas por turistas, as linhas 13 e 17 também dão acesso a pontos importantes, como a Casa de Anne Frank.
Como esse meio de transporte circula muito próximo aos pedestres, a cidade tem buscado medidas de segurança para evitar acidentes. No ano passado, a operadora GVB convocou propostas para o fornecimento de um sistema de alerta de colisão para seus veículos. A ideia é que câmeras ou sistemas de radar emitam aviso sonoro e visual caso haja risco de colisão com um pedestre ou um objeto no caminho.
A grande vantagem dos ônibus de Amsterdã é a frequência, pois circulam 24 horas, diferentemente dos bondes, que funcionam apenas durante o dia. A frota é composta por 200 veículos.
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O horário de funcionamento diurno é das 6h à 0h30. Depois disso, seguem operando as 12 linhas noturnas. O preço das passagens também varia, já que durante a noite o valor é mais alto.
Com mais de cem trens, o metrô de Amsterdã é uma boa alternativa de acesso a áreas mais distantes do centro da cidade. Quem quer visitar os principais pontos turísticos e o centro histórico do município, em geral consegue fazer tudo de ônibus ou de bonde. O metrô passa com frequência de 10 minutos e opera das 6h à 0h30.
São quatro linhas: 50: Gein — Isolatorweg; 51: Estação Central — Westwijk; 53: Estação Central — Gaasperplas; e 55: Estação Central — Gein.
Fonte: Tudo sobre Amsterdam, Via Trolebus, Ducs Amsterdam
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