Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil
Desde 2015, a consultoria Urban System divulga anualmente o ranking Connected Smart Cities, que mapeia as cidades do Brasil, indicando os destaques em uma série de categorias, como mobilidade, saúde, segurança, empreendedorismo e meio ambiente.
Para avaliar a mobilidade urbana das cidades brasileiras, o estudo levou em conta os seguintes critérios:
- proporção entre automóveis e ônibus;
- idade média da frota dos meios de transporte públicos;
- quantidade de ônibus por habitante;
- opções dos meios de transporte;
- dimensão das ciclovias;
- acessibilidade (quantidade de rampas para cadeirantes);
- aeroportos e número de voos para outras cidades;
- transporte rodoviário.
Conheça a seguir as cidades que ficaram no topo do ranking com a melhor mobilidade urbana do Brasil em 2021.
1. São Paulo (SP)
Mesmo tendo problemas conhecidos de mobilidade, como congestionamentos gigantes e excesso de carros, a maior cidade do Brasil foi considerada a melhor em mobilidade urbana. Isso porque a cidade realmente oferece múltiplas soluções para o transporte, como a variedade dos modais, com amplo serviço de metrô, ônibus, trem, aplicativos de carona e voos.
Além disso, São Paulo conta com mais de 650 quilômetros de malha cicloviária.
2. Balneário Camboriú (SC)
Balneário Camboriú recentemente chegou ao noticiário nacional ao ter alcançado o posto de metro quadrado mais caro do País, segundo levantamento do Índice FipeZap.
A cidade é um dos principais pontos turísticos do sul do País e, durante a temporada, comporta até 500 mil. Estima-se que a cidade receba 4 milhões de turistas entre dezembro e fevereiro, e a infraestrutura montada para esses meses proporciona benefícios para a população no resto do ano.
3. Florianópolis (SC)
Florianópolis era conhecida por ter péssimas soluções de mobilidade. Com uma dependência dos carros e vias estreitas (muitas de mão única), a cidade era conhecida por causa de congestionamentos.
Porém, nos últimos anos a cidade investiu na melhoria do sistema de ônibus e na criação de mais de 80 quilômetros de ciclovias. As ações fizeram a cidade subir no ranking de mobilidade urbana.
4. Rio de Janeiro (RJ)
A capital do Rio de Janeiro também entrou no ranking das cidades que são destaques em transporte público. Um dos diferenciais é o número de modais, contando com Bus Rapid Transpor (BRT), Veículo Leve sobre Trilho (VLT), ônibus, trem, metrô, ciclovia, vans, aplicativos de transporte e até barcas. Apesar das críticas pela dificuldade do acesso das populações da periferia a alguns desses serviços, o Rio de Janeiro pontuou no ranking da mobilidade urbana.
5. Barueri (SP)
Barueri, na Grande São Paulo, e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, são as únicas cidades do top cinco com menos de 500 mil habitantes. No caso da cidade paulista, o sistema de transporte público, que oferece integração entre diferentes linhas de ônibus e entre os ônibus e os trens, é um destaque na mobilidade urbana.
Leia também:
- Como a geração Z deve mudar a mobilidade urbana?
- Quais são as diferenças entre trem, VLT e metrô?
- Pendularidade no transporte: o que é e quais são os seus efeitos?
Outros destaques
Fechando o top dez das cidades com melhor índice de mobilidade urbana do Brasil, segundo o ranking da Connected Smart Cities, estão:
- 6º Itajaí (SC)
- 7º Brasília (DF)
- 8º Joinville (SC)
- 9º Jaraguá do Sul (SC)
- 10º Salvador (BA)
Quando são consideradas apenas as cidades com mais de 500 mil habitantes que enfrentam outros problemas na questão da mobilidade, o ranking fica assim:
- São Paulo (SP)
- Florianópolis (SC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Brasília (DF)
- Joinville (SC)
- Salvador (BA)
- Campinas (SP)
- Recife (PE)
- Guarulhos (SP)
- Porto Alegre (RS)
O destaque negativo fica para Curitiba, que, por anos, figurou no top cinco do ranking, principalmente pelas soluções de seu sistema de ônibus BRT. A falta de outras opções de mobilidade causou a dependência de carros e ônibus (que já mostra sinais de esgotamento) na capital paranaense. Com isso, o município não figurou sequer no top dez das cidades com mais de 500 mil habitantes de 2021.
Fonte: Urban Systems, Connected Smart Cities, Estadão, Thinkseg.