Evento gratuito

Quais são as vantagens e as desvantagens dos carros elétricos?

Quais são as vantagens e as desvantagens dos carros elétricos?
Frota mundial de carros elétricos deve chegar a 125 milhões em 2030

Até pouco tempo, veículos elétricos eram um sonho futurista de apaixonados por automobilismo, porém têm se tornado cada vez mais presentes nas ruas pelo mundo. Com isso, aumenta também o debate sobre as vantagens e as desvantagens de adotar a eletricidade nos motores.

O que são carros híbridos e como funcionam?

Até o fim de 2020, a frota mundial de carros elétricos deve chegar a 3,8 milhões de unidades, de acordo com a Agência Internacional de Energia. Em 2030, os modelos elétricos devem alcançar a marca de 125 milhões de veículos em todo o mundo.

Mas quais são as vantagens e as desvantagens dessa novidade? Confira algumas delas.

Poluição

(Fonte: Shutterstock)

A principal vantagem dos carros elétricos é a utilização de uma matriz energética mais limpa para fazer o motor girar. Entretanto, a produção de um automóvel elétrico gera mais poluição do que um modelo convencional. O grande vilão do processo são os poluentes envolvidos na criação das baterias; ainda assim, um carro elétrico polui menos que o normal.

Carros autônomos podem piorar a mobilidade urbana?

Um estudo realizado pela consultoria britânica Ricardo apontou que um veículo a gasolina gera 24 toneladas de carbono da fabricação ao descarte, enquanto um carro a eletricidade gera 18 toneladas, o que representa 25% menos poluição.

Custo

A principal desvantagem dos veículos elétricos é o preço, já que o modelo mais barato hoje no Brasil, o JAC iEV20, é vendido por R$ 125 mil. No entanto, o custo da operação e manutenção de carros movidos a eletricidade é muito menor.

Um estudo realizado pelo Instituto de Transporte de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que o valor para operar um automóvel elétrico é menor que a metade do custo nos movidos a gasolina. Os elétricos também requerem menos manutenção, pois exigem menos resfriamento e dispensam óleo, correias, filtros e velas de ignição.

Desempenho

(Fonte: Shutterstock)

O automóvel elétrico é ótimo para as cidades, pois não emite fumaça nem barulho. Além disso, atinge o torque mais rápido, o que torna seu desempenho melhor em baixas velocidades. Esses carros, ainda, dispensam marcha, aliviando o cansaço de dirigir em congestionamentos.

De cada dez veículos no mundo, um será carro autônomo até 2030

No entanto, devido à limitação das baterias, a autonomia dos carros elétricos é bastante menor do que nos modelos com combustíveis fósseis. Alguns veículos prometem autonomia de mais de 300 quilômetros com uma carga, como o Nissan Leaf e o Chevrolet Bolt, o que ainda é pouco para pegar uma estrada com a segurança de não ter de recarregar no caminho.

Fonte: Rota 2030, Estadão.

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.