Scania apresenta caminhão autônomo sem cabine

Scania apresenta caminhão autônomo sem cabine
A tecnologia ainda não tem data para lançamento, mas o veículo irá operar em minas e canteiros de obras

A Scania apresentou ao mundo, no fim do ano passado, seu novo conceito de caminhão autônomo sem cabine. O AXL é o primeiro da empresa sueca a não ter um espaço para o motorista, porém ainda é controlado por humanos de maneira remota e por meio de computadores.

A empresa de caminhões e ônibus já tem modelos que trabalham de maneira autônoma. Um exemplo é o Scania XT 8x4, utilizado para testes em minas de sal na Austrália em a uma parceria entre a Scania e a Rio Tinto, conglomerado do setor de minérios. A diferença do XT 8x4 para o AXL está no fato de que o modelo mais antigo, mesmo não precisando de um motorista, tem um condutor de segurança a bordo se houver necessidade de intervenção.

A expectativa é que o novo caminhão conceito seja utilizado em minas e canteiros de obra. Isso porque, segundo o engenheiro de desenvolvimento da Scania, Magnus Ganström, o sistema ainda não é inteligente o suficiente para as ruas das cidades. O especialista afirma que "dirigir em uma mina é bastante simples e previsível. Se você estiver dirigindo em um ambiente mais dinâmico e menos previsível, será necessário mais trabalho". Esses ambientes são vistos como mais realistas para o veículo por terem atividades ininterruptas e serem fechados, o que facilita o controle do caminhão.

Inovação na mobilidade

A constante inovação na área acontece graças ao grande progresso feito nos últimos anos no desenvolvimento de veículos autônomos. Claes Erixon, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Scania, ressalta a importância dessa evolução: "Ainda não temos todas as respostas, mas, por meio de veículos conceito como o Scania AXL, abrimos novos caminhos e continuamos a aprender em grande velocidade".

O modelo ainda não tem expectativa para ser lançado, mas parece mais próximo de entrar em operação do que o da concorrente Volvo. A empresa acredita que está dando um grande passo em direção aos sistemas de transportes inteligentes do futuro, e a expectativa é que as novas gerações vivam em um mundo onde os veículos autônomos sejam algo natural.

O Scania AXL

O novo caminhão conceito é uma revolução na mobilidade da Scania, mas mantém a identidade visual característica dos modelos da empresa. Além de não ter cabine e ser conduzido remotamente, o AXL tem radares, sensores e sete câmeras espalhadas pelo veículo. Toda essa estrutura serve para que o modelo possa ser conduzido a distância.

O veículo se comunica com o público por meio de uma faixa de LED que percorre todo o caminhão. A cor azul significa que o AXL está se movendo para frente e a luz vermelha indica que irá começar a se mover em marcha à ré.

(Fonte: Scania/Divulgação)

As especificações técnicas do novo veículo ainda não foram divulgadas pela empresa sueca, entretanto é sabido que o motor funciona por combustão e que aceita combustíveis renováveis. Em vídeo, a Scania apresentou o modelo em ação e mostrou o caminhão sendo controlado por meio dos computadores.

A Scania afirma que os veículos autônomos estão cada vez mais em alta, portanto são uma tendência no ramo da mobilidade mundial. Já existem ônibus e carros que não necessitam de motorista, e a expectativa é que os caminhões sejam os próximos a dispensarem a presença do condutor.

Fontes: Auto Indústria; Site Oficial Scania

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.

Evento de Mobilidade - Evento de Mobilidade - Summit Mobilidade Estadão