Capes premia vencedores no Prêmio de Mobilidade Urbana Sustentável

28 de dezembro de 2022 3 mins. de leitura

Premiações como essa e o Prêmio Mobilidade Estadão reconhecem ações na área de Mobilidade Urbana realizadas no País.

Publicidade

Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil.

Em novembro, a lista dos vencedores do Prêmio de Mobilidade Urbana Sustentável foi divulgada. Em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, o evento é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Trata-se de uma iniciativa que busca reconhecer os esforços que a pesquisa acadêmica pode empreender a favor da comunidade sustentável, seja por meio da oferta de produtos e serviços inovadores, seja pela adoção de recursos alternativos. Para tanto, são avaliados artigos de alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu, que abarcam programas de mestrado e doutorado, além de trabalhos que foram realizados individualmente ou em coautoria com mestres e doutores vinculados aos institutos de ensino e pesquisa reconhecidos pelo MEC.

(Fonte: Pexels/Reprodução)
Originalidade e relevância foram alguns dos critérios adotados para a escolha. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Vencedores das categorias

A premiação, ocorrida em 7 de dezembro em Brasília (DF), foi dividida em três categorias de mobilidade urbana sustentável que garantiram ao vencedor de cada uma delas um prêmio de R$ 25 mil reais.

A primeira categoria, Mobilidade Urbana sob a Ótica de Veículos Leves, que busca promover soluções para o uso de energias limpas, teve como destaques:

  • 1º lugar — Samuel Figueira da Silva, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Menção honrosa — Jorge Enrique Velandia Vargas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Leia também:

(Fonte: Pexels/Reprodução)
A mobilidade urbana sustentável pode promover transformações na relação das pessoas com o ambiente. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Para Mobilidade Urbana sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus), o artigo escolhido trata do uso de ônibus elétricos, além da sugestão de um modelo que reduz os custos operacionais no transporte:

  • 1º lugar — Letícia Alves Lima Zanetti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A terceira categoria, Modelos Sustentáveis de Negócios Conectados a Melhorias Urbanas, tem como foco o desenvolvimento de negócios que abordem a mobilidade. O trabalho selecionado apresenta um modelo de previsão de demanda para aplicação no transporte público de Curitiba (PR):

  • 1º lugar — Luis André Wernecke Fumagalli, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR);
  • Menção honrosa — Flávio Tonioli Mariotto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Prêmio Mobilidade Estadão

Neste mês também ocorreu o Prêmio Mobilidade Estadão 2023. O evento premiou veículos, iniciativas e destaques do segmento presentes no Estadão ao longo do ano. Entre os vencedores, quatro foram eleitos por um júri composto de jornalistas e especialistas; são eles:

  • Carro do Jornal do Carro: Fiat Fastback;
  • Caminhão do Estradão: Volvo FH 540;
  • Motocicleta do MotoMotor: Triumph Tiger 1200 Rally Explorer;
  • Cidade Destaque em Mobilidade: São José dos Campos (SP).
Premiação ocorre em 12/12, a partir das 18h. (Fonte: Estadão/Divulgação)
3ª edição da premiação ocorreu em 12 de dezembro. (Fonte: Estadão/Divulgação)

Em 12 de dezembro houve também a revelação dos vencedores de outras 23 categorias, eleitos por votação popular. Clique aqui para conferir como foi o evento on-line

Fonte: Governo Federal

Webstories