Ciclomobilidade: entenda como Dubai se prepara para se tornar uma referência

10 de junho de 2021 3 mins. de leitura
A expectativa do governo de Dubai é que em 2025 a cidade já tenha 625 quilômetros de ciclovias

Tradicionalmente, Dubai é conhecida como uma cidade cosmopolita e carrocentrista. A média de carros por família na cidade sempre foi alta, cerca de 2,3, e apenas 13% dos cidadãos usam o transporte público. Para melhorar os números, o governo começou a implementar ações como o Dia do Transporte Público — em que são oferecidos prêmios para quem deixar o carro na garagem. Além disso, os governantes mapeiam ações para transformar a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos em uma referência em ciclomobilidade.

Investimentos em ciclovias 

O príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo da cidade, Hamdan bin Mohammed Al Maktoum, emitiu, em agosto de 2020, diretrizes para transformar Dubai em cidade amiga do ciclismo. O objetivo é adotar as melhores práticas globais e medidas de proteção e segurança para desenvolver uma infraestrutura amigável à locomoção por meio das bicicletas. 

A preocupação com deixar a mobilidade mais segura e sustentável não é de hoje. Ainda em 2005 foi instaurada na cidade a Autoridade de Estradas e Transporte (RTA). O setor já criou cerca de 425 quilômetros de ciclovia, e a previsão é um total de 647 quilômetros criados até 2025. 

O município já está começando a ser conhecido por suas ciclovias, como é o caso da de Al Qudra — destino popular entre os ciclistas que procuram aventura, com 86 quilômetros de ciclovia no meio do deserto.

Além das ciclovias urbanas, também é possível conhecer Dubai pelo deserto. (Fonte: Visit Dubai/ Reprodução)
Além das ciclovias urbanas, também é possível conhecer a região pedalando pelo deserto. (Fonte: Visit Dubai/ Reprodução)

Além disso, desde 2006 o número de passarelas está sendo ampliado. De 13 estruturas naquela época, a cidade passou a conter com 116 hoje, com planejamento de construção de mais 34 entre 2021 e 2026. Essas ações também estão em consonância com os objetivos da Estratégia de Tráfego de Dubai 2021, que busca diminuir o número de acidentes nas estradas.  

O futuro da mobilidade urbana nos Emirados Árabes

Para o futuro, a cidade se comprometeu em melhorar os padrões de segurança e percepção do uso de bicicleta, além de desenvolver normas, políticas e espaços dedicados ao aluguel das bikes. 

Em apoio à iniciativa, o Sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes participou de um passeio de bicicleta.
Em apoio à iniciativa, o Sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes, participou de um passeio de bicicleta.

Além dessas iniciativas, os Emirados Árabes também promovem outras ações com foco em mobilidade urbana, como o investimento de US$ 1 bilhão na Lucid Motors, empresa norte-americana desenvolvedora de carros elétricos e o projeto da Virgin Hyperloop One, sistema de transporte subterrâneo, desenvolvido por uma empresa global de soluções de logística inteligente.

Fontes: Revista Bicicleta, Visit Dubai, The Greenest Post, Inside EVS, Euronews.

Este conteúdo foi útil para você?

106120cookie-checkCiclomobilidade: entenda como Dubai se prepara para se tornar uma referência