Gigantes como Xiaomi, Baidu, Huawei e Alibaba já anunciaram bilhões em investimentos em carros autônomos e elétricos nos próximos anos
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Com muita eletrônica embarcada e grandes telas em seus painéis, os automóveis estão cada vez mais se aproximando dos smartphones. Essa conexão faz ainda mais sentido quando pensamos nos carros elétricos e autônomos, com carregamento em tomadas e conectividade 5G. Nesse cenário, a movimentação das empresas de tecnologia no setor de mobilidade é bastante natural — e elas tendem a vir com tudo nos próximos anos.
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Os rumores de um “iCar” da Apple são alimentados desde os anos 2000, embora os planos ainda continuem bastante secretos e sem data definida para sair do papel — a última notícia, de janeiro, indica que a empresa da maçã firmou uma parceria com a fabricante sul-coreana Hyundai. A Alphabet, dona da Google, parece mais adiantada nos projetos da Waymo, sua divisão de táxis sem motorista.
Mesmo assim, essas “big techs” americanas — e até as fabricantes de automóveis tradicionais — podem ficar para trás das gigantes chinesas em pouquíssimo tempo. Nomes como Xiaomi e Huawei (do setor de telecomunicações), Alibaba (do comércio eletrônico) e Baidu (software) estão anunciando investimentos de bilhões de dólares no segmento de carros elétricos e autônomos. Os projetos envolvem o fornecimento de tecnologias para outras fabricantes e também lançar automóveis próprios.
De acordo com a Bloomberg, essa movimentação ficou mais evidente no último Salão do Automóvel de Shanghai, quando os estandes de empresas como a Baidu atraíram um número maior de visitantes do que os de muitas fabricantes tradicionais.
À agência Reuters, a direção da empresa anunciou um investimento de 7,7 bilhões de dólares em sua nova iniciativa para carros autônomos, a Jidu Auto. Trata-se de uma joint-venture com a Geely, dona da Volvo, já reconhecida por seus automóveis elétricos.
O executivo Xia Yiping disse que a Jidu pretende fazer carros que lembrem robôs, com forte apelo ao público jovem. O plano é lançar o primeiro veículo ao público dentro de três anos, com novos modelos a cada ano ou ano e meio. A Baidu já tem projetos na área de mobilidade, sendo responsável pela versão chinesa do GPS, de modo que os carros elétricos são uma extensão natural de suas atividades.
A Huawei, além de fabricar smartphones, é uma das líderes mundiais no fornecimento de tecnologias para o 5G — os carros autônomos são uma das principais aplicações da nova geração de conectividade móvel. Segundo a Bloomberg, a gigante chinesa deve investir cerca de 1 bilhão de dólares em pesquisa e desenvolvimento de soluções para mobilidade autônoma.
Em 2021, a Huawei lançou seu primeiro automóvel, o Arcfox Alpha-S. Sendo 100% elétrico, o carro tem um cockpit inteligente com uma grande tela de 20 polegadas. Ele funciona com o sistema HarmonyOS e um chip Kirin 990, ambos desenvolvidos pela Huawei. A empresa também produziu um sistema de mobilidade autônoma de alto nível, capaz de conduzir o carro sem auxílio de motorista — por enquanto, apenas nas quatro cidades já mapeadas (Beijing, Guangzhou, Shenzhen e Shanghai).
Contudo, o Arcfox Alpha-S não foi lançado com o logotipo da Huawei em sua grade, pois o automóvel foi criado em uma parceria com a também chinesa BAIC. A Huawei também firmou parcerias com outros grupos, como Guangzhou Auto e Changhan. A ideia é ser uma submarca dessas fabricantes, oferecendo soluções como o HarmonyOS, os chips e a tecnologia de mobilidade autônoma. Segundo analistas ouvidos pela Bloomberg, mais do que os carros em si, a Huawei pretende lucrar com assinaturas de softwares.
A Xiaomi, por sua vez, já anunciou que pretende investir 10 bilhões de dólares, nos próximos anos, em seus carros elétricos e autônomos. Embora ainda não tenha dado mais detalhes sobre os modelos ou as datas de lançamento, o executivo-chefe Lei Jun já afirmou que a empresa “tem muito dinheiro para investir nesse projeto”.
Por fim, a gigante do e-commerce Alibaba também já firmou parcerias com outras fabricantes de automóveis, como a Xpeng, conhecida como a Tesla chinesa. No Salão de Shanghai, ela revelou o primeiro modelo de sua marca própria, o elétrico Zijhi L7.
Fontes: Bloomberg, Reuters, BBC News, Jornal do Carro/Estadão.
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