Etanol é renovável: veja como funciona, vantagens e desvantagens

9 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura
Ao contrário de combustíveis obtidos do petróleo, como a gasolina e o diesel, o etanol é renovável, pois é produzido a partir de espécies vegetais

O etanol é renovável e se tornou uma das principais apostas brasileiras para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na mobilidade. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) permite a adição de até 25% de álcool na gasolina para proporcionar uma diminuição de poluentes e aumentar a eficiência dos motores a combustão.

O Brasil produziu aproximadamente 30 bilhões de litros de etanol na safra 20/2021, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Isso torna o País o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Considerado uma fonte limpa de energia, o etanol também está sendo visto como uma alternativa para a produção de eletricidade que irá mover os carros elétricos do futuro. O combustível verde está sendo apontado como uma garantia de maior autonomia para os veículos movidos a energia elétrica.

Por que o etanol é renovável?

Etanol é renovável porque pode ser obtido a partir de fontes vegetais. (Fonte: Juice Dash/Shutterstock/Reprodução)
Etanol é renovável porque pode ser obtido a partir de fontes vegetais. (Fonte: Juice Dash/Shutterstock/Reprodução)

Os combustíveis como gasolina e diesel são produzidos a partir do refino do petróleo. A substância é resultado da decomposição de restos de animais e vegetais que aconteceu há milhões de anos. Como o consumo da commodity é mais rápido que a sua capacidade de regeneração, os combustíveis fósseis são considerados fontes de energia não renováveis.

Por outro lado, o etanol é renovável porque é gerado a partir de fontes de energia que podem ser produzidas pelo ser humano em um curto espaço de tempo. Isso permite uma reposição rápida dos combustíveis, garantindo o equilíbrio entre a oferta e o consumo a longo prazo, ao contrário do petróleo que é finito e pode se esgotar nas próximas décadas.

Como funciona a produção de etanol?

Álcool utilizado em combustível no Brasil é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar. (Fonte: T.O.B/Shutterstock/Reprodução)
Álcool utilizado em combustível no Brasil é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar. (Fonte: T.O.B/Shutterstock/Reprodução)

O etanol é obtido a partir de fontes vegetais, como cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca e batata. A segunda geração do combustível também pode ser produzida com a palha e o bagaço da cana, palha do milho, madeira, sorgo, entre outros.

A cana-de-açúcar é a principal fonte de produção de álcool no Brasil. O produto é considerado um dos mais adequados para a obtenção do biocombustível, pois oferece uma produtividade de 7,5 mil litros por hectare. Enquanto isso, o milho, utilizado pelos Estados Unidos no processo de fermentação, produz 3 mil litros de etanol por hectare.

Para a produção do álcool, as plantas são esmagadas para obtenção de um caldo no qual são adicionadas leveduras. Com isso, o amido e outros açúcares passam por um processo de fermentação que resulta na produção do etanol.

Leia mais: Como ocorre a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar?

Vantagens e desvantagens do uso do etanol como combustível

O etanol apresenta diversas vantagens em relação a outros combustíveis como a gasolina e diesel. Além de ser renovável e poluir menos o meio ambiente, o biocombustível tem um custo mais barato e gera empregos em todas as etapas de produção. O álcool também ajuda a manter o motor a combustão limpo por mais tempo e reduz a dependência brasileira de importação de combustíveis.

Entretanto, o etanol só pode ser utilizado em veículos com motores adaptados e apresenta uma eficiência energética um pouco menor que os combustíveis fósseis. As lavouras de matéria-prima para geração de álcool podem competir com áreas destinadas para alimentos e contribuir para o desmatamento, anulando parte de sua vantagem ambiental.

Fonte: Brasil Escola, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), eCycle.

Este conteúdo foi útil para você?

119550cookie-checkEtanol é renovável: veja como funciona, vantagens e desvantagens