Tecnologia autônoma é grande aposta da Coreia do Sul

Tecnologia autônoma é grande aposta da Coreia do Sul
País vem criando políticas internas e aumentando investimentos na área, podendo liderar o mercado de carros autônomos muito em breve

A Coreia do Sul está sempre à frente quando se trata de tecnologia, sendo a produção de carros autônomos a grande aposta da vez. Com o intuito de melhorar questões de mobilidade e transformar a frota de carros sul-coreana até 2027, já estão sendo realizados diversos estudos e análise de protótipos.

De acordo com as autoridades locais, todos os testes são abertos a universidades, empresas e público geral. O país inclusive chegou a criar uma cidade experimental para aprimorar a tecnologia utilizada nos veículos sem motorista, conhecida como K-City. As simulações são realizadas em estradas, túneis e estacionamentos. Instalada em Hwaseong, região que fica a cerca de 1 hora da capital Seul, a “minicidade” oferece integrações com outros tipos de transporte e serviços, como postos de bombeiro, supermercados e lojas de conveniência 24 horas.

Os testes com tecnologia autônoma são realizados sem a presença de pessoas nos veículos por questões de segurança e almejam a identificação de recursos melhores e mais precisos. Entre eles estão reconhecimento de imagem, pedestres na via,  diferentes acessos às vias, aceleração, controle em curvas e identificação de outros carros em movimento.

(Fonte: Shutterstock)

A marca sul-coreana Samsung vem desenvolvendo algoritmos para a criação de carros com sistemas autônomos. Em 2016, a empresa adquiriu a Harman, fabricante de equipamentos de áudio e sistemas de bordo para carros.

Hyundai aposta em carros autônomos

A Hyundai anunciou que passará a investir em veículos elétricos, autônomos e conectados. Em parceria com a Kia Motors, a montadora de automóveis é considerada a maior fabricante automotiva da Coreia; em conjunto com a empresa norte-americana Aptiv, já estão dando os primeiros passos para formar uma joint venture, que será responsável por aplicar bilhões de dólares em pesquisas de engenharia, proteção e propriedade intelectual relacionada ao transporte autônomo.

(Fonte: Hyundai/Divulgação)

Comercialização de carros autônomos

Diante de tantas novidades e investimentos, a Coreia do Sul se destaca, buscando ser referência no comércio de carros autônomos no mundo. A previsão das autoridades locais é que até 2030 metade dos carros em circulação no país será automatizada.

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.

Fontes: Forbes, Quartz.

Evento de Mobilidade - Evento de Mobilidade - Summit Mobilidade Estadão