Passagem em nível (PN) é o termo utilizado para se referir ao cruzamento entre uma ferrovia e uma rodovia ou uma via urbana que ocorrem em um mesmo nível. Quando esses cruzamentos acontecem em níveis diferentes, em pontes ou túneis, são chamados de passagens desniveladas. No Brasil, devido à idade da maioria das linhas ferroviárias e ao pesado investimento e preferência por rodovias, a maioria dos cruzamentos de diferentes modais se dá por PN.
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Infelizmente, esse tipo de cruzamento é o maior causador de acidentes ferroviários, e o momento de cruzamento em uma dessas passagens exige atenção redobrada de motoristas, maquinistas e pedestres.
Passagem em nível
Para permitir que os carros consigam passar pelos trilhos sem sofrer danos, as passagens em nível são desenvolvidas de modo que o asfalto alcance e permeie os trilhos. O mínimo necessário de sulcos entre os trilhos é mantido para que o trem também possa atravessar com segurança. Pela maior inércia do trem, ele sempre tem a preferência nesse tipo de cruzamento.
Devido aos riscos implicados, as passagens em nível devem ser sempre bem sinalizadas. Para isso, podem ser utilizadas técnicas como dispositivos delimitadores de trânsito, sonorizadores (alterações no pavimento que causam ruído), lombadas e enrugamento do pavimento. Além disso, sinalização visual (placas de trânsito), sinais sonoros, luminosos, semáforos e até barreiras físicas como cancelas podem ser empregadas.
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Recomendações para travessia de PNs
Para garantir a travessia desses cruzamentos com segurança, é preciso seguir as recomendações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), e motoristas devem atender à indicação de “Pare, olhe e escute”.
Todos os veículos devem parar antes de fazer uma travessia de passagem em nível, já que não cumprir essa regra é considerado infração gravíssima. Deve-se redobrar a atenção aos sinais visuais e sonoros (como a buzina das locomotivas). Além disso, durante a travessia de um trem, é necessário manter uma distância segura dos trilhos, a fim de evitar deslocamentos e acidentes com itens ou pessoas que possam estar pendurados.
Para os pedestres, a recomendação é nunca andar nos trilhos de trem. É importante manter uma distância segura dos veículos, parados ou em movimento. Pegar caronas em trem (chamado de “surfe ferroviário”) é outro risco.
Novas tecnologias para passagens de nível
A cidade de Curitiba (PR) inaugurou em 2021 testes de uma nova tecnologia para a sinalização e o cruzamento de passagens em nível. A Superintendência de Trânsito (Setran) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) instalaram sensores nas proximidades de algumas ferrovias da cidade para captar a aproximação dos trens e automaticamente fechar o semáforo para os outros veículos que se aproximam do cruzamento.
O projeto PN Sensoreada, como foi batizado, ficará em testes durante os horários programados para a passagem de trens. Os resultados e a aplicação permanente do recurso devem acontecer até o fim do primeiro semestre de 2022.
Fonte: Brasil Ferroviário, Prefeitura de Curitiba, Rumo log, Newvias Sinalização, Instituto Militar de Engenharia.