Passeio de trem: veja 10 roteiros turísticos no Brasil

8 de março de 2022 4 mins. de leitura
Passeios de trem proporcionam experiências de mobilidade turística com história, natureza e música; conheça algumas opções nacionais

O passeio de trem não é uma experiência de turismo muito comum no Brasil. O país tem uma malha ferroviária de 30 mil quilômetros, quase toda dedicada ao transporte de cargas. Apesar disso, cerca de 1,5 mil km é dedicado a passageiros. A maioria dos roteiros de viagem de trem é de curta distância, mas existem opções de grandes deslocamentos.

Conheça dez passeios ferroviários no Brasil.

1. Trem do Corcovado

(Fonte: Trem do Corcovado/Reprodução)
(Fonte: Trem do Corcovado/Reprodução)

O passeio de trem elétrico entre o bairro Cosme Velho e o Cristo Redentor oferece uma maravilhosa vista do Rio de Janeiro. A Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884 por Dom Pedro II, chega a uma altura de 710 metros e exibe a Mata Atlântica preservada pelo Parque Nacional da Tijuca.

2. Vale dos Vinhedos

Uma das atrações mais famosas da Serra Gaúcha, a locomotiva Maria Fumaça atravessa 23 quilômetros do Vale dos Vinhedos entre os municípios de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Ao longo do passeio, o turista pode apreciar vinhos, espumantes, sucos de uva e queijos, além de conhecer um pouco da cultura dos imigrantes italianos.

3. Expresso para Vila Inglesa

Um passeio da capital paulista para uma antiga vila de imigrantes ingleses é oferecido aos domingos pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A viagem conta com vagões dos anos 1960, funcionários vestidos com roupas da época, e partem da Estação da Luz para Santo André.

4. Serra do Mar

(Fonte: Serra Verde Express/Reprodução)
(Fonte: Serra Verde Express/Reprodução)

A ferrovia entre Curitiba e Morretes, no Paraná, permite conhecer a parte da Mata Atlântica mais preservada do Brasil. A locomotiva que realiza o trajeto de 110 quilômetros pela Serra do Mar funciona desde a construção da ferroviária em 1885 e oferece um passeio de quatro horas passando por paredões de pedras, montanhas e pontes estreitas.

Leia também:

Quais são os trens mais rápidos do mundo?

Como os trens podem ajudar a diminuir a poluição em viagens?

Trem intercidades: tudo sobre o trem entre Campinas e São Paulo

5. Roteiro do café

Um pouco da história do café pode ser conhecida em uma jornada pela Maria Fumaça que liga as cidades paulistas de Campinas e Jaguariúna. Ao longo dos 45 quilômetros da ferrovia construída no século 19, as janelas dos antigos vagões oferecem paisagens como áreas de preservação, fazendas de café e uma travessia do alto das pontes sobre os rios Atibaia e Jaguari.

6. Estrada de Ferro Oeste de Minas

O passeio de trem entre as cidades de São João del-Rei e Tiradentes ajuda a mergulhar na história do Brasil. A locomotiva percorre 12 quilômetros de um trecho preservado da Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 com a presença de dom Pedro II, em uma viagem de 45 minutos que completa o roteiro local pela arquitetura colonial e igrejas barrocas.

7. Rota do Ouro

(Fonte: Arlindo Silva/Vale/Reprodução)
(Fonte: Arlindo Silva/Vale/Reprodução)

Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, é ligada a Ouro Preto por um passeio de trem que percorre vales, túneis, cachoeiras e paredões. A ferrovia foi construída em 1883 para escoar o ouro extraído das serras mineiras. No início dos anos 2000, a Vale restaurou um trecho de 18 quilômetros, quatro estações, carros e locomotivas com as características originais.

8. Estrada de Ferro Vitória a Minas

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada pela Vale, liga Belo Horizonte a Cariacica no Espírito Santo, em uma viagem de 13 horas acompanhando o percurso do Rio Doce e por cidades que oferecem patrimônios históricos, belezas naturais, montanhas e praias. Os vagões oferecem lanchonete, restaurante e classe executiva.

9. Locomotiva do Forró

(Fonte: Prefeitura de Campina Grande/Reprodução)
(Fonte: Prefeitura de Campina Grande/Reprodução)

Durante os finais de semana de junho, a Locomotiva do Forró parte de Campina Grande em direção ao distrito de Galante, na Paraíba, embalando os passageiros por 84 km de trilhos com o ritmo nordestino característico das festas da época. Essa é uma das principais atrações da cidade paraibana que realiza “o maior São João do mundo”.

10. Serra do Navio

A jornada ferroviária entre Macapá e Serra do Navio, no Amapá, tem um percurso de 195 quilômetros, percorridos em 6 horas, e oferece a vista da Floresta Amazônica e de postos de extração de manganês. A viagem não é muito confortável, mas pode ser bastante apreciada pelos turistas que buscam aventura e mais contato com a natureza.

Fonte: Viaja Ali, Melhores Destinos, All Magazine, Caper Mundi, Ministério do Turismo, ANTF.

Este conteúdo foi útil para você?

128340cookie-checkPasseio de trem: veja 10 roteiros turísticos no Brasil