Linha foi projetada para complementar o serviço público de transporte já existente e poderá ser expandida após a fase de testes
Publicidade
Um novo serviço de ônibus autônomo foi inaugurado na região metropolitana de Paris. Os veículos totalmente elétricos transportam passageiros que se deslocam entre a estação ferroviária Saint Quentin en Yvelines (SQY) e várias áreas empresariais dentro na rede da Île-de-France Mobilités (IDFM), autoridade responsável pelo transporte urbano na capital francesa.
Os veículos utilizados em Paris foram desenvolvidos pela Navya, uma empresa francesa especialista em tecnologia sem motorista. O ônibus autônomo utiliza programas de aprendizado profundo para interpretar dados de sensores Lidar, câmeras, GPS, unidade de medição inercial (IMU) e hodometria para tomar decisões com eficiência.
Os ônibus são capazes de se comunicar com semáforos por conta da tecnologia Vehicle to everything (V2X), usada para ajustar a velocidade de trânsito e atravessar cruzamentos movimentados. O veículo pode operar por nove horas seguidas, em média, com uma velocidade máxima de 25 km/h, e é adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.
Os veículos autônomos foram planejados para complementar o serviço de ônibus existente, fornecendo uma solução de primeira e última milhas para integrar a zona de emprego local. Um investimento de 2,4 milhões de euros foi realizado para disponibilizar três veículos elétricos com a capacidade de transportar até 11 passageiros.
Por enquanto, ele funciona em fase de testes, com um condutor humano pronto para assumir a direção em situações de emergência, uma exigência da legislação local. O experimento deverá durar até junho de 2022, mas pode ser prorrogado.
A empresa de transporte multimodal Keolis foi a escolhida para operar a nova linha, que oferece o deslocamento gratuito para os passageiros em um percurso de 1,6 quilômetro, com três paradas. Os veículos circulam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h, com intervalos de oito minutos em horários de pico e de 17 minutos em horários com menos tráfego.
Entre 2017 e 2019, os franceses experimentaram um serviço semelhante no distrito parisiense de La Défense, que foi bem recebido inicialmente pelos passageiros. Nos primeiros seis meses, o ônibus autônomo foi um grande sucesso e transportou mais de 30 mil passageiros. Em uma pesquisa de setembro de 2017, 97% disseram estar satisfeitos com o serviço e 88% disseram que gostariam de usá-lo novamente.
De junho de 2018 a maio de 2019, no entanto, pouco menos de 11 mil passageiros embarcaram no ônibus. Um número considerado baixo diante do objetivo de ser uma solução de mobilidade para o bairro. Depois que a novidade saiu de moda, as pessoas perderam o interesse no ônibus, e o serviço foi suspendido. A IDFM atribuiu o fracasso à complexidade local, por isso, resolveu testar os veículos autônomos em outra região.
Em janeiro de 2021, pela primeira vez, a França autorizou a operação experimental de um ônibus autônomo fabricado na China, líder mundial no desenvolvimento da tecnologia, o que mostra a disposição dos franceses em abraçar a direção sem motorista no transporte público. Veículos elétricos com 12 metros de comprimento fabricados pela chinesa CRRC Electric Vehicle estão circulando em Paris.
Fonte: Navya, Innovation Origins, CRRC.