Empresa finlandesa cria carros autônomos para limpar ruas

12 de maio de 2021 4 mins. de leitura
Trombia Technologies afirma ter carros autônomos elétricos com a mesma capacidade de varrer ruas que caminhões movidos a diesel

Os carros autônomos podem substituir os varredores de rua movidos a diesel, comuns em países como a Finlândia. Por ano, esses veículos emitem 3 milhões de toneladas de carbono, que poderiam deixar de ser emitidos, caso os varredores usassem a eletricidade.

Inscreva-se para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito.

Pensando nisso, a Trombia Technologies, empresa finlandesa de manutenção de estradas, lançou um veículo elétrico com direção autônoma para limpar ruas. Em 2013, a companhia desenvolveu a tecnologia de varredura por sucção e, quatro anos depois, entrou no mercado com acessórios para varredores. Seus produtos são vendidos atualmente em sete países, incluindo América do Norte e Europa.

Em setembro de 2021, a companhia lançou o Trombia Free, o primeiro varredor de rua totalmente autônomo e livre de carbono, com potencial para entregas em massa no início de 2022. O veículo está em fase piloto limpando as ciclovias de Espoo, na Finlândia, e apresenta desempenho com redução de 85% do consumo da energia quando comparado às soluções atuais do mercado.

Carros autônomos na limpeza de ruas

O ineditismo do Trombia Free está em seu tamanho e potência, maiores do que os robôs varredores utilizados na China. (Fonte: Trombia/Snowek/Reprodução)

O uso de robôs na limpeza de ruas não é exatamente uma novidade. Na China, existem diversos modelos de carros autônomos destinados à varrição, com funções inclusive de rega de jardins. 

No entanto, de forma geral, eles são muito menores e com menos potência, por isso não são usados na limpeza pública. Geralmente, são utilizados em espaços fechados, como indústrias e universidades.

O Trombia Free é o primeiro equipamento elétrico do mundo que pode substituir um veículo de equipamento pesado movido a diesel sem comprometer as capacidades de potência e desempenho. 

O carro também é o primeiro dispositivo de limpeza de ruas do mundo construído para ser operado de forma totalmente autônoma em todas as condições climáticas nas cidades inteligentes e destinos industriais modernos.

A inteligência artificial do veículo conta com um algoritmo avançado desenvolvido para absorver dados a partir de várias fontes de objetos e gerar milhões de ilustrações do objeto de uma vez. Essa tecnologia permite uma localização precisa e segura em todas as condições climáticas.

Novo modelo de negócio

Empresa adota estratégia de cobrança semelhante a robôs como serviço para substituir de forma rápida varredores a diesel. (Fonte: Shutterstock/SariMe/Reprodução)

O Trombia Free permite a rápida substituição de varredores de rua movidos a diesel, segundo a Trombia Technologies. Os carros autônomos estão sendo comercializados em um modelo de negócios de pagamento por metro quadrado, semelhante aos robôs como serviço (RaaS) . 

Embora o Trombia seja projetado para operar de forma autônoma — seja seguindo uma rota de limpeza pré-programada ou usando a tecnologia de lidar a bordo para gerar uma imagem de seus arredores — as leis sobre veículos autônomos ainda não permitem a automação plena da tecnologia.

Por enquanto, a máquina, do tamanho de um VW Golf e que usa baterias Nissan Leaf para energia, é mais adequada para ambientes privados controlados até que possa ser solta nas ruas da cidade em velocidades operacionais de até 14 quilômetros por hora.

Fonte: Trombia.

O Estadão Summit Mobilidade será online e gratuito. Inscreva-se agora!

Este conteúdo foi útil para você?

103420cookie-checkEmpresa finlandesa cria carros autônomos para limpar ruas