Volkswagen usa nuvem da Microsoft para acelerar carro autônomo

31 de março de 2021 4 mins. de leitura

O primeiro carro da Volkswagen desenvolvido em conjunto com a Microsoft será testado ainda em 2021 e entrará na linha de produção em 2022

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O grupo Volkswagen usará os serviços de computação em nuvem da Microsoft para acelerar o desenvolvimento de software para carros autônomos. O primeiro carro desenvolvido a partir da parceria deve ser testado nas ruas ainda em 2021, e a tecnologia tem previsão para entrar em linha de produção já em 2022.

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A montadora alemã está trabalhando em recursos de direção autônoma (AD) e de assistência ao motorista (ADAS), como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e sistemas anticolisão nos veículos atuais. Porém, as marcas do grupo vinham desenvolvendo esses recursos de forma independente.

Agora, todos os automóveis do Grupo Volkswagen utilizarão a plataforma de direção automatizada (ADP) rodando a partir do Azure, o que reduzirá os ciclos de desenvolvimento de sistemas avançados de ADAS e funções AD de meses para semanas.

Parceria entre Volkswagen e Microsoft


"A parceria com a Microsoft e outras empresas de tecnologia representa uma transformação fundamental que está longe de ser concluída", afirmou Dirk Hilgenberg, CEO da Car.Software Organization. (Fonte: Volkswagen/Divulgação)
“A parceria com a Microsoft e outras empresas de tecnologia representa uma transformação fundamental que está longe de ser concluída”, afirmou Dirk Hilgenberg, CEO da Car.Software Organization. (Fonte: Volkswagen/Divulgação)

A VW e a Microsoft são parceiras estratégicas desde 2018, quando começou a ser criada a Volkswagen Automotive Cloud. A plataforma vem sendo desenvolvida para abranger todos os futuros serviços digitais e ofertas de mobilidade da montadora alemã, a partir de uma base inteligente e escalonável para veículos conectados.

A nova parceria torna muito mais fácil implantar os novos recursos aos carros. Ao trabalhar com a Microsoft, a Volkswagen poderá aumentar o uso de atualizações de software over-the-air (ou seja, via internet) em seus veículos, algo que a Tesla tem apontado como um fator de diferenciação entre seus carros e os dos concorrentes.

A utilização da nuvem permite que os fabricantes de automóveis expandam o número e a eficácia dos recursos automatizados de assistência ao motorista, atualmente disponíveis em muitos veículos novos. O recurso seria semelhante às atualizações que os consumidores frequentemente recebem em seus dispositivos móveis.

Investimento da VW em digitalização

A montadora alemã pretende integrar tecnologia de veículos elétricos e autônomos com smartphones. (Fonte: Volkswagen/Reprodução)
A montadora alemã pretende integrar tecnologia de veículos elétricos e autônomos com smartphones. (Fonte: Volkswagen/Reprodução)

A partir do ano passado, a VW consolidou alguns dos esforços de desenvolvimento de carros autônomos e conectados em uma subsidiária chamada Car.Software Organization. A empresa pretende coordenar a colaboração entre os fabricantes do grupo no trabalho de criação das funções básicas de segurança, como detecção de obstáculos.

A Car.Software pretende desenvolver, até 2024, um novo software com recursos automotivos digitais, incluindo soluções AD e ADAS, uma plataforma de informações e entretenimento, funções de software para conectar os trens de força, chassis e tecnologia de carregamento, bem como novos ecossistemas e modelos de negócios digitais dentro e ao redor do veículo.

O grupo alemão planeja investir mais de US$ 32 bilhões para a digitalização de seus veículos. A aplicação dos recursos deve aumentar a proporção de desenvolvimento interno de software de 10% para 60% até 2025.

Microsoft e carros autônomos

Não é a primeira incursão da Microsoft na indústria automobilística. Em janeiro, a companhia anunciou um acordo com a General Motors e a Honda para investir mais de US$ 2 bilhões na Cruise, empresa que tem como foco o desenvolvimento de carros autônomos elétricos. A parceria pretende lançar 30 novos modelos de veículos eletrificados até 2025.

Fonte: Microsoft, Bloomberg, Reuters, Volkswagen.

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