Saiba a importância das molas de carro para o sistema de suspensão
Publicidade
A suspensão é o sistema responsável por absorver os impactos do asfalto e dividir o peso do veículo, assegurando a estabilidade do carro. Parte fundamental do sistema de suspensão são as molas de carro, que precisam tanto de cuidados na hora de dirigir quanto de atenção para a substituição no momento correto.
Todas as peças que fazem parte do sistema de amortecimento dos carros, como molas, pivôs de sustentação, barra estabilizadora e amortecedores, perdem a eficácia devido a desgastes constantes. As molas, porém, costumam ter a manutenção preventiva deixada de lado, só sendo lembradas quando dão problema. Essa atitude pode danificar todo o sistema de suspensão, causando danos custosos ao veículo e podendo colocar a vida de motoristas e passageiros em risco.
A seguir, confira algumas dicas para garantir o bom funcionamento das molas dos carros.
Não espere ter problemas para verificar as molas. Muita gente só se lembra delas ao ouvir barulhos estranhos vindo das rodas. No geral, o indicado é que as molas sejam substituídas a cada 80 mil quilômetros rodados. Depois que o veículo alcança os 40 mil quilômetros, é indicado inspecionar os itens a cada 10 mil quilômetros rodados.
Infelizmente, boa parte das ruas e estradas brasileiras é ruim, o que diminui o tempo de vida útil das molas. Porém, algumas medidas podem ser tomadas para mitigar esses efeitos, como:
Em casos em que se troca as molas por opções esportivas, é necessário recalibrar os amortecedores para alcançar os níveis adequados de absorção de impacto.
Leia também:
Rebaixar o carro é uma atitude pouco aconselhável tecnicamente, mas muitos motoristas gostam dessa alteração. Nesses casos, é importante se atentar a alguns fatos. A suspensão é desenvolvida a partir de uma série de testes e alcança níveis ideais de padrão de cada peça. As molas utilizadas têm uma elasticidade de referência que, ao ser alterada, modifica o funcionamento de todo o sistema.
Quando se corta a mola, várias outras peças sofrem um impacto diferente do que foram programadas para receber, por isso é necessário fazer o embuchamento de algumas delas e realizar uma nova geometria. Também é contraindicado fazer o corte das molas com calor, pois isso pode diminuir a resistência delas.
A geometria (ou alinhamento) ajusta o ângulo das rodas para otimizar o funcionamento. O balanceamento ajusta as rodas para que não haja vibrações desnecessárias. Juntos, esses procedimentos evitam o desgaste excessivo do sistema de suspensão, aumentando a vida útil das molas.
Se você notar sinais de oxidação, pintura descascada, batidas, rachaduras ou quebra, não precisa esperar a hora da revisão. Esses sinais indicam problemas, e é necessário levar o carro imediatamente para um mecânico. Ficou com alguma dúvida? Confira mais sobre o assunto no Oficina Mobilidade Estadão.
Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.
Fonte: Mobilidade Estadão, Canal da Peça, Auto Venice, Michelin, DPK, Posto 214Sul