Summit Mobilidade

Carros elétricos: localizando postos de recarga em SP

26 de maio de 2023 3 mins. de leitura
Com a expansão da rede, localizar um ponto de recarga de carro elétrico está cada vez mais fácil

Em meio ao crescente aumento do número de carros elétricos e híbridos nas cidades, a expansão da cobertura dos postos elétricos é uma consequência esperada e que contribui para a maior adesão a esses tipos de veículo.

Assim, além da possibilidade de carregar o veículo em casa, é possível realizar a recarga em pontos que ficam espalhados em locais estratégicos, como shoppings, hospitais e estradas, bem como em eletropostos que atendem a esses veículos de forma mais personalizada.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Além de postos elétricos, é possível usufruir de pontos de recarga disponíveis em shoppings e supermercados. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Como funciona um posto de recarga de carro elétrico

Esse tipo de local, em específico, inova tanto na tecnologia ofertada quanto na experiência que busca oferecer ao cliente: além de contar com um número maior de pontos de carregamento, compatíveis com plugues variados, oferece diferentes tipos de recarga. Assim, havendo maior urgência, é possível utilizar um carregador ultrarrápido.

Outra vantagem é que, enquanto aguarda o serviço ser realizado, o motorista pode desfrutar de uma sala de espera equipada com sofá, TV e internet Wi-Fi, para que possa aproveitar esse momento para repousar, fazer uma breve refeição ou até mesmo realizar outras tarefas.

Por se tratar de um período em que as capitais brasileiras contam com maior infraestrutura, a tendência é que os postos elétricos se expandam com o passar do tempo, o que ampliará a área de circulação dos veículos elétricos e híbridos para um número maior de cidades.

Leia também:

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
É possível localizar o ponto de recarga de carro elétrico mais próximo em diversos aplicativos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Encontrando pontos de recarga disponíveis

Na cidade de São Paulo (SP), o primeiro posto 100% elétrico do País foi inaugurado no fim de 2022. Localizado na Rua Oiti, 72, no bairro Jardim Anália Franco, ele representa um marco inicial importante. Além dele, é possível encontrar pontos de recarga espalhados nas diferentes regiões; inclusive, parte deles é pública, o que significa que não há custo para realizar a recarga do veículo.

Na capital paulista também há estabelecimentos que estão facilitando a expansão dessa infraestrutura, o que tem sido realizado pela rede de supermercados Pão de Açúcar, que oferece pontos nas unidades Paraíso e Jardins, por exemplo.

Na mesma linha, a rede Assaí Atacadista já disponibilizou um novo ponto de recarga na Unidade Anhanguera, que fica localizada na Rua Samuel Klabin, 193. Conforme informado pelo Estadão, a rede anunciou que deverá expandir a oferta para outras unidades ao longo de 2023.

Para tornar a pesquisa dos pontos mais fácil, é possível contar com diferentes alternativas na hora de realizar a consulta. Além de o Google Maps e o aplicativo de mobilidade Waze listarem os pontos de recarga disponíveis nas proximidades de acordo com o plugue compatível, o Sem Parar, por meio do SuperApp, passou a oferecer a geolocalização de mais de mil postos disponíveis no País.

Fonte: Estadão

181452cookie-checkCarros elétricos: localizando postos de recarga em SP