Os lançamentos da Chevrolet em 2024 prometem renovar o portfólio da fabricante estadunidense, com foco nos utilitários esportivos
Publicidade
Sendo uma das principais fabricantes de automóveis do Brasil, a Chevrolet gera expectativa nos consumidores com seus próximos lançamentos. Conforme o fim do primeiro semestre se aproxima, os primeiros modelos da linha 2024 começam a chegar às lojas — e especulações sobre as novidades do ano que vem já estão em circulação.
A linha 2024 do Onix e Onix Plus já foi lançada, com a volta de itens eletrônicos que haviam sido removidos anteriormente por conta da crise dos semicondutores. Fazem parte do pacote a conexão bluetooth, câmera de ré e o ar-condicionado digital.
O Chevrolet Tracker também está chegando às lojas com as novas versões RS e Midnight, de visual esportivo. A primeira fica logo abaixo da topo de linha, Premier, na faixa dos R$ 160 mil, enquanto a segunda é uma opção intermediária na linha. Já a Montana 2024 deve chegar em breve, mas com poucas mudanças, já que se trata de um modelo recente — as versões com o câmbio manual, por exemplo, ainda estão chegando às lojas.
Além desses modelos, que já estavam no mercado e receberam apenas as mudanças comuns de um ano para outro, a linha Chevrolet 2024 deve apresentar novidades mais relevantes nos próximos meses. Falaremos mais sobre elas a seguir.
Leia também:
Depois que RAM e Ford lançaram suas picapes grandes (full-size) no mercado brasileiro, a Chevrolet se prepara para trazer a Silverado, importada. O automóvel já foi apresentado ao público, como parte do prêmio do programa Big Brother Brasil, e deve chegar às lojas até o final do ano — provavelmente em outubro —, parte da linha 2024.
A motorização prevista para a Chevrolet Silverado 2024 no Brasil é o V8 a gasolina, com 6.2 litros, 426 cavalos e 63,6 kgfm de torque. Assim, ela será a picape mais potente do Brasil. O motor é combinado a um câmbio automático de 10 marchas. As versões disponíveis serão as topo de linha Z71 e High Country, com preços entre 450 e 500 mil reais.
Além disso, também é esperado que a Chevrolet comercialize a versão elétrica da Silverado no Brasil. Porém, isso ainda não foi confirmado pela marca, uma vez que a Silverado EV ainda não foi entregue aos clientes nem nos Estados Unidos, onde há uma demanda alta pela picape.
A linha 2024 da Chevrolet S10 foi lançada recentemente, junto aos outros modelos descritos no início do artigo. Contudo, a fabricante prepara uma reestilização profunda no modelo para o próximo ano. O visual deve ser inspirado na picape Colorado, que chegou em 2023 às lojas dos Estados Unidos.
Com isso, a S10 deve ter um visual mais robusto, com frente mais alta e traseira inspirada na Silverado. A porção central da cabine deve permanecer semelhante à atual, como economia de custos, mas o interior deve ser renovado com tecnologias mais modernas.
Outro carro da Chevrolet que já recebeu a linha 2024, mas espera atualizações mais profundas no ano que vem, é a Spin. A minivan, já conhecida do mercado brasileiro, continuará na mesma geração — ou seja, suas mudanças se concentrarão no visual, principalmente da dianteira.
O conjunto de faróis será dividido, seguindo o exemplo da Chevrolet Montana. Para o interior, a marca deve trazer equipamentos atualizados e um design mais moderno. A lateral e traseira, por outro lado, provavelmente serão muito semelhantes às atuais. O mesmo acontece com os motores, que foram alterados na linha 2023.
A Chevrolet está realizando grandes investimentos em seu portfólio de carros elétricos, com objetivo de lançar até 30 novos modelos do tipo nos próximos anos. Após o lançamento dos automóveis Bolt EV e Bolt EUV, os utilitários esportivos Blazer EV e Equinox EV devem ser os próximos lançamentos da linha no Brasil.
A Blazer EV — que não tem nada em comum com a Blazer vendida no Brasil nos anos 1990 — provavelmente chegará primeiro, no início de 2024, importada do México. O design esportivo destaca a potência do modelo, com até 564 cavalos nas configurações mais caras. Porém, como um bom carro elétrico, a Blazer EV também foca na autonomia, que pode passar dos 500 km com uma só carga, dependendo da versão.
O Equinox EV, que chega depois, será o mais acessível da linha. Seu porte é menor que o da Blazer EV, e os motores têm 213 ou 294 cavalos, com tração dianteira ou integral, dependendo da versão escolhida. A marca ainda não revelou quais serão comercializadas no Brasil.
Com o aumento da procura pelos SUVs, uma das novidades da linha Chevrolet 2024 deve ser a substituição do modelo Cruze por um novo SUV — que irá competir com o Jeep Compass, o Toyota Corolla Cross e outros modelos similares. O principal candidato a ocupar esse posto é o Chevrolet Trax, lançado na China como Seeker no final de 2022.
Ele é ligeiramente maior que o Tracker (não confundir os dois modelos), além de ter o visual mais moderno e esportivo. Seu motor é o 1.2 Turbo, que já faz parte da linha Chevrolet no Brasil.
Para concluir, a imprensa especializada também especula uma atualização para a linha Onix em 2024. É possível, já que os modelos mantêm o mesmo visual desde 2019, porém não há comunicados sólidos da Chevrolet em relação ao assunto.
Fontes: Estadão, AutosSegredos