Summit Mobilidade

Confira tudo o que rolou no Summit Mobilidade 2023

1 de junho de 2023 4 mins. de leitura
Especialistas se reuniram para debater sobre os desafios atuais e os caminhos para promover inovação, sustentabilidade e inclusão

Em 31 de maio, tivemos o Summit Mobilidade 2023, maior e mais relevante evento sobre o futuro da mobilidade no Brasil. Realizado pelo Estadão e patrocinado pela CCR Mobilidade, Cobli, Indigo, inDrive, Stellantis e Veloe, nele diversos especialistas se reuniram para discutir uma ampla gama de temas.

Na trilha do período da manhã, os desafios atuais foram o foco dos debates. Conforme destacou Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, o País enfrentou um cenário desafiador em todos os segmentos nos últimos anos. Isso significa que os impactos se refletiram na mobilidade urbana.

Para os utilitários de transporte público, a crise do sistema foi percebida no aumento da tarifa, que não evitou a redução da eficiência e da qualidade do serviço. Do ponto de vista das empresas prestadoras no segmento, além da queda na demanda de passageiros, a falta de insumos afetou a manutenção do sistema.

A promoção de investimentos de longo prazo para o setor de transportes foi defendida em painéis do Summit Mobilidade. (Fonte: Summit Mobilidade 2023/Reprodução)

Especialistas apontam os caminhos para superar desafios

Especialistas acreditam que da mesma forma que é necessário focar na inovação e no desenvolvimento de novas tecnologias, além de investir no planejamento a longo prazo — o que pode ser beneficiado com o bom uso do data analytics — , a integração entre modais deve ser priorizada.

A pauta ambiental também foi abordada de forma bastante aprofundada nos painéis, dando maior visibilidade para os benefícios da eletrificação da frota. E como ilustrou João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis na América do Sul, diversos processos podem ser realizados para promover a descarbonização e tornar mais responsável e eficiente o uso dos recursos disponíveis.

E, como transformar e gerar impacto é um dos propósitos dos agentes que buscam melhorar a qualidade de vida da população, o uso da tecnologia, a promoção da acessibilidade e ampliação do uso de diferentes modais foram defendidos na trilha da tarde, que focou em perspectivas, inovação e visão de futuro.

Leia também:

Os benefícios da descarbonização e do desenvolvimento de novas tecnologias foram explorados no evento. (Fonte: Summit Mobilidade 2023/Reprodução)

Olhar voltado para o futuro da mobilidade

Conforme reforçou Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frota da Eve Air Mobility, investir em carros voadores não significa banir o uso de outros meios de deslocamento, mas sim ofertar uma alternativa mais acessível para se deslocar pelo ar em situações que exigem um menor tempo de viagem.

Na busca por estabilidade, o foco no desenvolvimento de infraestrutura de transportes e a resolução de problemas estruturais são encarados como passos cruciais para permitir que o País desfrute de um avanço tecnológico mais acelerado.

Para seguir nesse caminho, especialistas ainda defendem que os investimentos no setor sejam contínuos. Para isso, a definição de políticas públicas e a formulação de um plano nacional de mobilidade se mostram essenciais. Considerando todos esses pontos, a necessidade de promover mudanças no sistema de transporte fica ainda mais evidente.

Jô Pereira, diretora da Ciclocidade e fundadora do Pedal na Quebrada, defendeu que projetos de mobilidade sejam focados nas pessoas, facilitando o acesso a serviços públicos. (Fonte: Summit Mobilidade 2023/Reprodução)

A iniciativa privada, por outro lado, como lembrou a palestrante Maria Tsavachidis, CEO da EIT Urban Mobility, também tem bastante a contribuir por meio de parcerias público-privadas (PPP) e troca de conhecimento a nível internacional.

No encerramento do evento, ocorreu a cerimônia de divulgação dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Vozes da Mobilidade. A iniciativa, que busca dar maior visibilidade para pessoas e organizações que se empenharam em ações para gerar impacto positivo na mobilidade urbana e na vida das pessoas, obteve 2 vencedores selecionados para cada uma das 5 categorias.

Se você não pôde acompanhar o Summit Mobilidade 2023 ao vivo, não deixe de conferir a transmissão na íntegra no canal do Estadão no Youtube.

184770cookie-checkConfira tudo o que rolou no Summit Mobilidade 2023