Summit Mobilidade

Onde não costuma chover no Brasil em março? Veja 5 destinos

16 de março de 2023 4 mins. de leitura
Saiba para onde viajar em março no Brasil para evitar as chuvas

Março representa a troca de estação no Hemisfério Sul, com o fim do verão e o início do outono. Isso significa que o tempo fica mais instável em diversas regiões do Brasil, inclusive nos principais destinos turísticos do País. Por isso, ter um planejamento e saber onde não costuma chover no Brasil em março pode ajudar na busca pelo lugar certo para visitar.

Embora o histórico climático e a média de níveis pluviométricos dos anos anteriores possa auxiliar nessas previsões, é importante conferir a previsão do tempo na véspera da viagem. O clima sempre pode mudar, especialmente devido a fenômenos climáticos que causam grandes alterações, como é o caso do El Niño e do La Niña aqui no Hemisfério Sul.

Ainda assim, com base nos últimos anos, listamos cinco destinos recomendados para quem quer viajar em março pelo Brasil e fugir das chuvas.

1. Arraial do Cabo (RJ)

O Rio de Janeiro apresenta média de 130 milímetros de chuva para março, o que significa baixas chances de precipitação ao longo dos dias. Especialmente a Região dos Lagos, que inclui Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, pode ser um excelente destino nesse período.

Além disso, após o Carnaval, os preços costumam ser mais baixos e as praias, menos lotadas.

Praia de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

2. Porto Seguro (BA)

A região sul da Bahia conta com as praias mais ensolaradas do Nordeste em março. É um bom período para explorar a chamada Rota do Descobrimento, que engloba lindas paisagens não só em Porto Seguro, mas também em Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Santo André.

É um belo exemplo de destino onde não costuma chover em março no Brasil, com temperaturas médias entre 22°C e 30°C e média pluviométrica de 120 milímetros para o mês todo.

3. Foz do Iguaçu (PR)

Fugindo das praias, Foz do Iguaçu é o melhor destino em março para quem quer um roteiro diferente e longe de dias chuvosos. Você pode aproveitar para conhecer o Marco das Três Fronteiras, entre Brasil, Argentina e Paraguai, visitar o Parque das Aves e a Usina de Itaipu, fazer um passeio no Macuco Safari e até aproveitar para passear pelos países vizinhos.

Embora ainda seja época de chuvas na região, em março a média é de 135 milímetros para o mês, com pancadas de chuva caindo principalmente no meio da tarde de forma passageira.

Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

4. Gramado (RS)

A serra gaúcha é uma região que costuma ser chuvosa o ano todo, mas março é um bom período para aproveitar o destino com menos chuvas (média de 174 milímetros ao mês), além de contar com tempo mais ameno e sem tanta gente, já que ainda não é alta temporada.

É o roteiro ideal para quem quer aproveitar a paisagem, além de muita comida e bebida gostosa.

Leia também:

5. Natal (RN)

Voltando às praias, em março, a região de Natal ainda não está na estação chuvosa, embora tenha média de 190 milímetros de chuva para o mês. Ainda assim, é um dos melhores destinos do Nordeste nessa época, quando as temperaturas ficam na casa dos 30°C.

Aproveite para conhecer também a Praia da Pipa, com belíssimas vistas do alto das falésias.

Fonte: Climate Data, Buenas Dicas, Viaje na Viagem

170610cookie-checkOnde não costuma chover no Brasil em março? Veja 5 destinos