Em um contexto de aumento de preços, os carros usados mais acessíveis do país se destacam como opção para economizar na compra
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Os preços dos carros zero-quilômetro apresentaram uma alta substancial no país: segundo um levantamento da consultoria KBB Brasil, os 10 carros novos mais baratos do mercado tiveram um aumento de 11,07% entre janeiro e junho. Isso também puxou para cima os preços de carros seminovos, com até três anos de uso, com alta de 9,75%, e até dos carros usados mais baratos (aumento de 13,04%).
Esse fenômeno tem diversas causas: a alta do dólar encareceu componentes importados e as commodities (como aço). As paralisações nas fábricas, por conta da pandemia e da falta de chips semicondutores, também afetaram a oferta.
A demanda continua alta e esse desequilíbrio faz com que os preços aumentem. O valor dos carros seminovos e usados aumenta por consequência desse processo todo: eles costumam ser dados como entrada nas compras de automóveis zero-quilômetro e, se eles estão em falta, os outros também ficam mais caros.
Nesse cenário, como encontrar carros baratos e econômicos, caso não queira (ou não possa) investir uma grande quantia na compra? A pesquisa é bastante importante, já que esse aumento generalizado de preços pode distorcer a percepção do consumidor.
Para tanto, vale a pena usar recursos como a Tabela Fipe, mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo: ela mapeia, mensalmente, a média de preços dos carros usados em todo o País. São esses dados que usamos como base para a lista dos dez carros usados mais baratos do Brasil. Confira!
A Tabela Fipe considera os carros fabricados desde 1985 e traz uma média dos valores praticados pelo País. Por essa ótica, os carros usados mais baratos do Brasil seriam estes mais antigos, com valores em torno de R$ 2 mil (valores de agosto/2021):
A questão é que os preços desses automóveis podem variar bastante conforme o estado de conservação do exemplar. Além disso, um carro tão antigo pode trazer várias despesas por defeitos mecânicos, além de alto consumo de combustível. Por isso, é interessante investir em carros usados mais novos e bem conservados.
Em vista disso, compilamos uma lista com carros baratos entre aqueles com menos de 10 anos de uso. Em uma faixa entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, é possível encontrar opções em melhor estado, com motores econômicos e itens de conforto valorizados nos últimos anos, como a direção hidráulica e o ar-condicionado, e até equipamentos de segurança, como airbags e ABS, que se tornaram obrigatórios a partir de 2014.
Por menos de R$ 25 mil, é possível comprar um carro com seis anos de uso, já com os itens de segurança que se tornaram obrigatórios em 2014.
Essa opção é apenas um ano mais antiga que a anterior, mas tem quatro portas e um preço bem mais acessível. O porém é o design e o projeto mais antigo (dos anos 1990), com menor espaço interno.
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Gol foi o carro usado mais vendido do Brasil em 2020 — o que é compreensível, já que esse foi o maior sucesso de vendas do mercado brasileiro durante três décadas. Por ser um modelo tão procurado, ele custa um pouco mais caro, mas é uma opção para quem gosta da marca.
Outro modelo entre os usados mais vendidos do Brasil, segundo a Fenabrave, é o Chevrolet Celta: por cerca de R$ 26 mil, é possível levar um exemplar dos últimos anos de fabricação, com menos tempo de uso e os itens de segurança que se tornaram obrigatórios na época.
Para quem precisa de um pouco mais de espaço interno e não se importa com o visual antigo — o modelo é derivado do Corsa Sedan dos anos 1990 —, o Classic é uma ótima opção.
Por um pouco a menos (e com dois anos de idade a mais) é possível adquirir este sedan da Renault. Com projeto mais moderno, o Logan oferece muito mais espaço interno e capacidade no porta-malas. Além disso, esta versão Expression 2012 tem motor 1.6, mais potente.
Quem ainda precisa de espaço, mas quer um carro barato e de marca tradicional, pode optar por este sedan da Fiat, muito conhecido no mercado. Seu motor 1.0 não garante desempenho memorável, mas pode ser o suficiente para muitas famílias.
Os carros de marcas menos conhecidas, como as francesas, costumam ter mais desvalorização em seus preços. Assim, é possível adquirir um C3, com mais potência e conforto, por um preço semelhante ao de carros mais simples.
Seguindo a mesma linha de pensamento do item anterior, encontra-se um Peugeot dois anos mais novo na mesma faixa de preço. Sua versão SW, com porta-malas maior e design diferente, também tem valores por volta de R$ 24 mil.
Fonte: Tabela Fipe, KBB, Jornal do Carro