Chassi de carro: tudo o que você precisa saber

24 de junho de 2022 4 mins. de leitura
Conheça a importância do chassi de carro e do número dele, o qual identifica qualquer veículo

Conheça o principal evento de mobilidade urbana do Brasil!

O chassi é o “esqueleto” de um veículo. Nele, é gravado um número que segue um padrão internacional contendo todas as informações do carro. Saiba mais.

O que é o chassi de carro?

Chassi é a estrutura na qual se fixam os elementos integrantes de um automóvel. É comparável ao esqueleto de um animal, porque é a ele que outros itens serão acoplados, dando o formato do carro. Peças internas, como o motor, e outras, como a carroceria e a lataria, dependem do chassi para ter a sustentação correta.

Com isso, o chassi de carro é uma parte fundamental de um veículo. Caso ele esteja avariado por batidas ou corroído, a segurança do motorista e de passageiros pode estar em risco.

Chassi é a parte estrutural de um veículo, onde outras peças e a carroceria serão fixadas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Chassi é a parte estrutural de um veículo, na qual outras peças e a carroceria são fixadas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O número do chassi

O número do chassi talvez seja mais conhecido do que ele em si. O termo aparece sempre que se fala em vender um veículo ou comprar um usado, pois o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pede o decalque do número do chassi nas transferências de veículo como garantia da procedência.

O número do chassi é um padrão internacional alfanumérico de identificação de veículos, conhecido internacionalmente como número de identificação do veículo (VIN). Ele é composto de 17 caracteres e é como se fosse um Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de um veículo, não existe outro igual. No Brasil, desde 1981, a identificação do chassi segue a norma recomendada na Resolução n° 4030 da Organização Internacional de Padronização (ISO).

Os três primeiros caracteres indicam o local de produção e a fabricante do veículo; o primeiro número é um código para cada continente; uma letra indica o país de fabricação e a outra, a montadora.

Chassi atuais são pensados para garantir segurança e o conforto de motoristas e passageiros. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Chassis atuais são pensados para garantir segurança como também o conforto de motoristas e passageiros. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Na sequência, um novo grupo alfanumérico com seis caracteres do chassi do carro indica o modelo, a versão e o tipo de carroceria. Depois disso, um caractere (letra para veículos fabricados entre 1980 e 2000 ou número para veículos fabricados em 2001 e depois) mostra o ano de produção do modelo.

Por fim, há uma sequência alfanumérica de sete caracteres, que é o número de série do veículo, informando local de fabricação e número de produção sequencial.

Leia também:

Onde encontrar o número do chassi de carro?

O número do chassi pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), mas também em alguns lugares diferentes do veículo. A quantidade de repetições e os locais podem variar, mas precisam seguir a Norma Brasileira (NBR) n° 6.066, Item 4.4.1, da Resolução n° 24/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esse artigo prevê que o número sequencial de produção (VIS) esteja visível nos seguintes itens.

  1. na coluna da porta dianteira lateral direita;
  2. no compartimento do motor;
  3. em um dos para-brisas e em um dos vidros traseiros, quando existentes;
  4. em pelo menos dois vidros de cada lado do veículo, quando existentes, excetuados os quebra-ventos.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Pra Karanga, Alternativa Remarcadora, Superbid, Automotivos Shopping, Consulta Auto, Auto Papo, Auto Esporte.

Este conteúdo foi útil para você?

143480cookie-checkChassi de carro: tudo o que você precisa saber