Conheça o principal evento de mobilidade urbana do Brasil!
O número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é uma das principais identificações de um automóvel. Ele permite consultar todo o histórico do carro, como multas e restrições. No entanto, falhas no sistema já permitiram golpistas “esquentarem” documentos falsos. Dessa forma, consultar o Renavam pelo chassi pode evitar fraudes.
Por que consultar Renavam pelo chassi?
Se o Renavam pode ser considerado a “certidão de nascimento” de um veículo, ou seja, quando ele passa a ser registrado na base de dados, o chassi é o equivalente ao ácido desoxirribonucleico (DNA). A identificação é gravada pela montadora em locais estratégicos, a exemplo do bloco de motor, na porta do motorista e no painel, justamente para impedir adulterações.
O padrão de registro para os carros brasileiros, adotado desde 1981, é composto de 17 caracteres, entre números e letras, utilizados em todo o mundo. O chassi contém informações da região geográfica, país de produção e fabricante, além do modelo e do ano do veículo, tipo e tamanho da carroceria.
Antes de consultar o Renavam pelo chassi, o interessado deve buscar conferir se o código coincide em todos os locais do veículo e se há indícios de alterações, como números apagados ou sinais de soldagem. Essa é uma medida simples que pode evitar grandes problemas na compra de um automóvel usado.
Leia também:
- Carro usado: 8 dicas para comprar com segurança
- Quais são os carros a diesel mais baratos do Brasil?
- Como parcelar o IPVA?
Como descobrir o Renavam com o número do chassi?
A consulta de dados veiculares é oferecida por diversos sites, porém apenas as páginas oficiais dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) são confiáveis. Infelizmente, a maioria dos órgãos estaduais não oferece a opção de consulta do Renavam pelo chassi de forma fácil na internet. Ainda assim é possível obter a informação.
Isso é possível por meio de consulta ao Sistema Nacional de Gravames (SNG). A plataforma gerencia todas as restrições financeiras de carros, motocicletas e caminhões. Na prática, serve para que as instituições financeiras realizem consultas aos veículos oferecidos como garantia em operações de crédito, porém o SNG pode ser acessado por qualquer pessoa.
Os passos abaixo servem para diversos sites, mas podem diferir de acordo com cada Estado.
- Acesse o site do Detran do Estado onde o veículo está registrado.
- Procure a seção “Serviços”.
- Selecione a aba “Veículos”.
- Vá em “Gravames”, “Consulta Sistema Nacional de Gravames” ou “Consulta SNG”.
- Digite os caracteres do chassi.
- Uma página com todas as informações do veículo será aberta, como nome do proprietário, placa e o Renavam — um código com 11 caracteres.
O que dá para fazer com o Renavam?
Com o Renavam, é possível consultar a situação do veículo, além de pagar impostos, multas e licenciamento diretamente nos aplicativos dos bancos. O número permite saber todas as informações do automóvel, desde a fabricação até o momento que deixa de circular.
O número serve ainda para acessar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio Eletrônico (CRLV-e), por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), dispensando a necessidade de imprimir o documento para circular com o carro, moto ou caminhão.
Fonte: MP-PR, Autopapo, Serpro, Detran-DF, Detran-PR, Detran-AL, B3, Detran-RN, Detran-PA, Ministério da Infraestrutura.