Como consultar o Renavam pelo chassi?

21 de junho de 2022 4 mins. de leitura
Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é considerado a “certidão de nascimento” de um automóvel

Conheça o principal evento de mobilidade urbana do Brasil!

O número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é uma das principais identificações de um automóvel. Ele permite consultar todo o histórico do carro, como multas e restrições. No entanto, falhas no sistema já permitiram golpistas “esquentarem” documentos falsos. Dessa forma, consultar o Renavam pelo chassi pode evitar fraudes.

Por que consultar Renavam pelo chassi?

Número de chassi pode ser encontrado no bloco do motor dos carros. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Se o Renavam pode ser considerado a “certidão de nascimento” de um veículo, ou seja, quando ele passa a ser registrado na base de dados, o chassi é o equivalente ao ácido desoxirribonucleico (DNA). A identificação é gravada pela montadora em locais estratégicos, a exemplo do bloco de motor, na porta do motorista e no painel, justamente para impedir adulterações.

O padrão de registro para os carros brasileiros, adotado desde 1981, é composto de 17 caracteres, entre números e letras, utilizados em todo o mundo. O chassi contém informações da região geográfica, país de produção e fabricante, além do modelo e do ano do veículo, tipo e tamanho da carroceria.

Antes de consultar o Renavam pelo chassi, o interessado deve buscar conferir se o código coincide em todos os locais do veículo e se há indícios de alterações, como números apagados ou sinais de soldagem. Essa é uma medida simples que pode evitar grandes problemas na compra de um automóvel usado.

Leia também:

Como descobrir o Renavam com o número do chassi?

Sistema usado para financiamento de veículos é uma alternativa para conseguir o Renavam a partir do número do chassi. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A consulta de dados veiculares é oferecida por diversos sites, porém apenas as páginas oficiais dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) são confiáveis. Infelizmente, a maioria dos órgãos estaduais não oferece a opção de consulta do Renavam pelo chassi de forma fácil na internet. Ainda assim é possível obter a informação.

Isso é possível por meio de consulta ao Sistema Nacional de Gravames (SNG). A plataforma gerencia todas as restrições financeiras de carros, motocicletas e caminhões. Na prática, serve para que as instituições financeiras realizem consultas aos veículos oferecidos como garantia em operações de crédito, porém o SNG pode ser acessado por qualquer pessoa.

Os passos abaixo servem para diversos sites, mas podem diferir de acordo com cada Estado.

  1. Acesse o site do Detran do Estado onde o veículo está registrado.
  2. Procure a seção “Serviços”.
  3. Selecione a aba “Veículos”.
  4. Vá em “Gravames”, “Consulta Sistema Nacional de Gravames” ou “Consulta SNG”.
  5. Digite os caracteres do chassi.
  6. Uma página com todas as informações do veículo será aberta, como nome do proprietário, placa e o Renavam — um código com 11 caracteres.

O que dá para fazer com o Renavam?

Com o Renavam, é possível consultar a situação do veículo, além de pagar impostos, multas e licenciamento diretamente nos aplicativos dos bancos. O número permite saber todas as informações do automóvel, desde a fabricação até o momento que deixa de circular.

O número serve ainda para acessar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio Eletrônico (CRLV-e), por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), dispensando a necessidade de imprimir o documento para circular com o carro, moto ou caminhão.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: MP-PR, Autopapo, Serpro, Detran-DF, Detran-PR, Detran-AL, B3, Detran-RN, Detran-PA, Ministério da Infraestrutura.

Este conteúdo foi útil para você?

143310cookie-checkComo consultar o Renavam pelo chassi?