Quais são os carros a diesel mais baratos do Brasil?

12 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura

Um carro barato a diesel não é algo tão simples de encontrar no Brasil, já que esse combustível é restrito a picapes e SUVs. Saiba quais são os mais baratos

Publicidade

Os veículos a diesel podem ser uma opção interessante no atual contexto de alta nos preços dos combustíveis. Afinal, esses automóveis tendem a consumir menos combustível, e o diesel costuma ser mais barato do que a gasolina. Além disso, seus motores são resistentes e duráveis, oferecendo bastante força desde as rotações mais baixas. Em vista disso, são muito indicados para picapes e utilitários esportivos para fora de estrada. 

Em contrapartida, as opções de carros a diesel são justamente restritas a esses dois tipos de automóvel. Isso porque a legislação brasileira só permite esses motores a carros com tração 4×4 ou com capacidade de carga de, ao menos, uma tonelada, ou seja, picapes e SUVs. Por isso, o preço de tabela dos automóveis da lista começa em R$ 160 mil. 

Também é interessante observar que os carros a diesel são mais caros até que suas versões a gasolina ou flex. Isso se justifica pela maior tecnologia desses motores, com turbocompressores e injeção direta para diminuir o consumo, e robustez dos veículos. Se essas vantagens compensam o preço mais alto para você, veja a seguir quais são os cinco carros a diesel mais baratos do Brasil.

1. Jeep Renegade Moab — R$ 159.990

Jeep compacto é o carro a diesel mais barato do Brasil, com preços por volta dos R$ 160 mil. (Fonte: Jeep/Reprodução)
Jeep compacto é o carro a diesel mais barato do Brasil, com preços por volta dos R$ 160 mil. (Fonte: Jeep/Reprodução)
  • Motor: 2.0 turbodiesel, 170 cv, 35,7 mkgf de torque.
  • Câmbio: automático de nove marchas.
  • Tração: integral.

O Jeep Renegade se tornou um sucesso de vendas ao aliar a robustez dos SUVs com uma carroceria compacta e preços relativamente baixos — trata-se do único concorrente, nessa categoria, que oferece motor a diesel. A versão Moab é a mais simples do Renegade, mas já oferece os principais itens de conforto. As superiores podem passar dos R$ 180 mil.

2. Fiat Toro Endurance — R$ 166.490

A Toro usa o mesmo conjunto mecânico do Renegade, mas com picape para carregar mais carga. (Fonte: Fiat/Divulgação)
A Toro usa o mesmo conjunto mecânico do Renegade, mas com picape para carregar mais carga. (Fonte: Fiat/Divulgação)
  • Motor: 2.0 turbodiesel, 170 cv, 35,7 mkgf de torque.
  • Câmbio: automático de nove marchas.
  • Tração: integral.

Muitas pessoas não sabem, mas Jeep e Fiat pertencem ao mesmo conglomerado de empresas — a Stellantis. Desse modo, os dois automóveis usam o mesmo conjunto mecânico, embora as propostas sejam bem distintas: a Toro tem picape para carregar mais peso, tornando-se ideal para o trabalho. 

3. Ford Ranger XL Cabine Simples — R$ 199.950

Ford Ranger XL é picape com chassi, voltada ao trabalho e ao fora de estrada. (Fonte: Ford/Divulgação)
Ford Ranger XL é picape com chassi, voltada ao trabalho e ao fora de estrada. (Fonte: Ford/Divulgação)
  • Motor: 2.2 turbodiesel, 160 cv, 39,3 mkgf de torque.
  • Câmbio: manual de seis marchas.
  • Tração: 4×4 com reduzida.

Diferente da Toro, feita sobre o mesmo tipo de monobloco do que carros “comuns”, a Ranger é uma picape tradicional — com carroceria sobre um chassi. Isso torna o veículo mais caro, mas oferece mais força e resistência para trajetos fora de estrada e trabalho.

4. Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX — R$ 202.990

Outdoor é o modelo mais acessível da Triton, mas há modelos mais simples e baratos para vendas diretas. (Fonte: Mitsubishi/Divulgação)
Outdoor é o modelo mais acessível da Triton, mas há modelos mais simples e baratos para vendas diretas. (Fonte: Mitsubishi/Divulgação)
  • Motor: 2.4 turbodiesel, 190 cv, 43,9 mkgf de torque.
  • Câmbio: manual de seis marchas.
  • Tração: 4×4 com reduzida.

Assim como a Ranger, a L200 também é uma picape com chassi e tração 4×4 com reduzida, mais preparada para terrenos acidentados. Porém, o modelo da Mitsubishi tem cabine dupla, não é tão voltado para o trabalho e tem preço um pouco maior. Para isso, é possível adquirir a L200 Triton GL, que custa R$ 199.990 — mas esse modelo é exclusivo para vendas diretas.

5. Toyota Hilux Cabine Simples — R$ 211.390

Quinto carro a diesel mais barato do País, Toyota Hilux também é indicada para o trabalho. (Fonte: Toyota/Divulgação)
Quinto carro a diesel mais barato do País, Toyota Hilux também é indicada para o trabalho. (Fonte: Toyota/Divulgação)
  • Motor: 2.8 turbodiesel, 177 cv, 42,8 mkgf de torque.
  • Câmbio: manual de seis marchas.
  • Tração: 4×4 com reduzida.

Para finalizar esta lista, mais um automóvel indicado para o trabalho: a Hilux tem motor 2.8 turbodiesel com alto torque, além de configuração com carroceria sobre chassi, como os outros dois itens anteriores. A cabine simples e o acabamento discreto lembram o da Ranger.

É interessante mencionar que o Jeep Compass quase entrou no top 5, trazendo mais um SUV para a lista de carros a diesel mais baratos do Brasil. Contudo, seu preço de tabela fixado em R$ 212.990 ficou pouco mais de mil reais acima da Hilux. Assim, é possível concluir que há outras opções, embora seja preciso desembolsar um valor mais alto por elas. 

Fonte: Mitsubishi, Ford, Toyota, Jeep, Fiat.

120590cookie-checkQuais são os carros a diesel mais baratos do Brasil?

Webstories