Summit Mobilidade

Conheça as 5 cidades mais altas do Brasil

27 de novembro de 2023 4 mins. de leitura
Localizados no sul e no sudeste, esses municípios são conhecidos por atrair turistas no inverno

Apesar de estar situado na América do Sul, o Brasil tem várias características diferentes dos outros países do continente. Além da língua e diversos aspectos culturais, outra distinção também chama bastante atenção: a altura dos municípios. 

Enquanto o continente sulamericano tem cidades que ultrapassam os 2, 3, 4 e até 5 mil metros de altitude, principalmente em países como o Peru, Bolívia, Equador, Chile e Colômbia, o Brasil tem características geográficas muito singulares.

Com grande parte do seu território no nível do mar ou em baixas elevações, a cidade mais alta do País não chega nem perto dos 2 mil metros de altitude. Porém, quais são as 5 cidades mais altas do Brasil? Confira agora:

5. Bom Repouso – MG (1.371 m)

Com uma população estimada em pouco mais de 10 mil habitantes, a pequena Bom Repouso ocupa a quinta posição do nosso ranking. Apesar de estar longe do sul do Brasil, sua elevada altitude faz com que os invernos sejam bem rigorosos.

Bastante jovem, Bom Repouso foi fundada em 1953 e é conhecida pelo plantio de frutas silvestres, como o morango. Seus mais de 1.300 metros colocam a cidade na quinta posição de município mais alto do Brasil.

4. Urupema – SC (1.425 m)

Conhecida como a capital nacional do frio, o jovem município de Urupema, localizado na serra catarinense, faz jus à sua fama. O inverno costuma trazer temperaturas extremas, superando a casa dos -10º C. Por isso, caso queira visitar a cidade, é bom levar roupas quentes!

Com pouco mais de 2 mil habitantes, Urupema se tornou uma cidade turística no sul do Brasil, sendo a mais alta da região, com 1.425 metros de altitude.

Serra catarinense une o frio do sul do Brasil com a altitude. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Serra catarinense une o frio do sul do Brasil com a altitude. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Senador Amaral – MG (1.505 m)

Mais uma representante mineira na lista! 

Com pouco mais de 1.500 metros de altitude, Senador Amaral é uma das três cidades brasileiras que ultrapassam essa barreira. Fundada em 1992, seu nome é uma homenagem a Eduardo Amaral, senador da república entre 1915 e 1922. 

Com apenas 5 mil habitantes, a cidade se caracteriza pela cultura de batata, brócolis e morango, além de atrair muitos turistas pelo comércio de flores.

Leia mais:

2. Monte Verde, distrito de Camanducaia – MG (1.554 m)

Aqui temos uma pequena polêmica. A cidade mais alta de Minas Gerais, e a segunda no ranking brasileiro, na verdade, é um distrito de um outro município: Monte Verde pertence a Camanducaia, uma cidade de pouco mais de 20 mil habitantes.

Porém, como o distrito de Monte Verde representa quase um quarto de toda a cidade e ficou famoso pela sua altitude, é justo colocá-lo no ranking. São mais de 4 mil habitantes nesse que se tornou um local turístico em Minas Gerais.

1. Campos do Jordão – SP (1.628 m)

Por fim, temos a mais famosa entre as cidades da lista, e também a nossa número um!

Arquitetura europeia e festival de inverno atraem turistas para a cidade. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Arquitetura europeia e festival de inverno atraem turistas para a cidade. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Campos do Jordão é famosa por ser um ponto turístico do Estado de São Paulo. Também chamada de “Suíça brasileira”, a cidade atrai milhares de viajantes para curtir as suas atrações de inverno, principalmente o Festival de Inverno, já bastante conhecido.

No topo dos seus 1.628 metros de altitude, o município oferece uma enorme variedade de passeios, parques, museus e pontos turísticos. Localizada a 180 km da cidade de São Paulo, Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira e é a cidade mais alta do Brasil!

Fonte: Conheça Minas, G1, Cidades IBGE, Senado, Melhores Destinos

201103cookie-checkConheça as 5 cidades mais altas do Brasil