Conheça as 10 cidades mais frias do Brasil

11 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura
Apesar de ser conhecido como país tropical, temperaturas próximas a zero grau são comuns em algumas das cidades mais frias do Brasil

O Brasil pode ser até um “País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, como canta Jorge Ben. No entanto, suas terras abrigam diferentes climas, inclusive com temperaturas frias, que tornam o inverno um atrativo turístico para os brasileiros.

A temperatura média anual brasileira é de aproximadamente 24°C, de acordo com Anuário Climático do Brasil, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mas, alguns locais podem registrar até 8°C negativos.

Conheça quais são as dez cidades brasileiras mais frias, considerando a média anual de temperatura da última década.

1. Urupema (SC)

A menor temperatura oficialmente registrada no Brasil foi em Urupema. (Fonte: Nelson Antoine/Shutterstock/Reprodução)
A menor temperatura oficialmente registrada no Brasil foi em Urupema. (Fonte: Nelson Antoine/Shutterstock/Reprodução)

O município localizado na serra catarinense fica a 1.425 metros de altitude, o que garante uma temperatura mais amena o ano inteiro. No verão, a temperatura fica em torno dos 18°C e no inverno é comum o registro de números negativos nos termômetros, além de neve e fortes geadas. Com uma temperatura média anual de 8°C, a cidade é a responsável pelo recorde de frio registrado no Brasil.

2. Bom Jardim da Serra (SC)

Bom Jardim da Serra abriga parte do Parque Nacional de São Joaquim, uma reserva ambiental que oferece opções de turismo para quem gosta de caminhadas e cachoeiras com um clima mais ameno. Em 2017, a Serra do Rio Rastro foi coberta por neve, um cenário incomum para o Brasil.

3. São José dos Ausentes (RS)

A cidade de apenas 500 habitantes abriga o Monte Negro, pico mais alto do Rio Grande do Sul. Com geadas constantes e ocorrência de neve em quase todos os invernos, a temperatura nos meses de maio, junho e julho pode chegar a -4°C.

4. São Joaquim (SC)

Além do frio, São Joaquim, oficialmente a capital nacional da maçã, atrai turistas por suas vinícolas e pomares de macieiras e cerejeiras. Durante o inverno, as temperaturas negativas são comuns e a possibilidade de neve é grande.

5. Urubici (SC)

O Morro da Igreja ou Pedra Furada é um dos principais atrativos turísticos de Urubici. (Fonte: Rafaela Asprino/Shutterstock/Reprodução)
O Morro da Igreja ou Pedra Furada é um dos principais atrativos turísticos de Urubici. (Fonte: Rafaela Asprino/Shutterstock/Reprodução)

O Morro da Igreja, localizado em Urubici, é considerado o local mais frio do Brasil. Durante a estação mais fria do ano, a temperatura média na cidade fica em torno de 6°C. O município é conhecido como “terra das hortaliças”.

6. São Gabriel (RS)

O conjunto arquitetônico de prédios históricos de São Gabriel costuma ser testemunha de temperaturas abaixo de zero durante o inverno. A cidade é considerada o último reduto dos carreteiros, o meio de locomoção mais antigo criado pelo homem.

7. Inácio Martins (PR)

O município mais alto do Paraná fica a cerca de 1,2 mil metros de altitude. Ao lado de antigas igrejas e cachoeiras, a temperatura média no inverno de 10°C é um dos principais atrativos turísticos da cidade colonizada por europeus.

8. Camanducaia (MG)

Monte Verde, distrito do município de Camanducaia, está a uma altura de 1.555 metros acima do mar e registra as menores temperaturas de Minas Gerais, podendo chegar a 2°C. O local é um dos principais pontos turísticos da Serra da Mantiqueira.

9. Campos do Jordão (SP)

Arquitetura de Campos do Jordão faz referência às cidades alemãs. (Fonte: Murilo Mazzo/Shutterstock/Reprodução)
Arquitetura de Campos do Jordão faz referência às cidades alemãs. (Fonte: Murilo Mazzo/Shutterstock/Reprodução)

Conhecida como a “Suíça brasileira”, a cidade mais fria do Estado de São Paulo registra temperaturas em torno dos 11°C no inverno, podendo chegar a até 2°C na madrugada.

10. São Bento do Sul (SC)

Com a arquitetura e gastronomia influenciada pelos europeus, a cidade atrai turistas em todas as estações, especialmente no inverno quando as temperaturas podem ficar negativas e ocorrer geadas.

Fonte: Revista Bula, Anuário Climático do Brasil.

Este conteúdo foi útil para você?

119845cookie-checkConheça as 10 cidades mais frias do Brasil