Skate dos sonhos: o que considerar antes da compra

4 de maio de 2023 4 mins. de leitura

Saiba como escolher o skate dos sonhos que mais combina com a sua rotina

Publicidade

O skate tem se tornado mais popular, não só como reflexo do trabalho de grandes nomes que elevaram a modalidade mundialmente, a exemplo de Rayssa Leal nas Olimpíadas, mas também como consequência do maior número de espaços destinados ao lazer e que contam com áreas projetadas para a prática, facilitando a utilização.

Pensando nisso, para quem está entrando nesse universo, vale a pena conhecer a cidade e descobrir quais são as preferências de local para utilizar o skate e explorar ruas, pistas, parques e praças em busca dos espaços ideais.

Esse cuidado é importante tanto para determinar qual modelo deve ser o escolhido no momento da compra quanto para conhecer mais da pista, identificando as áreas ideais para o treino as que têm o curso mais acidentado, considerando os obstáculos e os buracos presentes.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Antes da compra, é importante buscar um skate que ofereça as características que melhor atendem ao tipo de uso desejado. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O que considerar antes de comprar o skate dos sonhos

Escolher um skate é uma tarefa que exige atenção a uma série de aspectos, como altura, peso, tamanho do pé da pessoa skatista e em qual tipo de manobra o item será explorado, evitando maiores dificuldades durante o uso. A partir disso, conhecer as peças se torna igualmente importante.

O shape, que é a área em que os pés ficam apoiados, pode ser composto de diferentes tamanhos e materiais, variando em função do tipo de uso do skate. As rodas também merecem atenção: as menores, por apresentarem menor peso, são indicadas para quem deseja se aventurar em manobras. As maiores, mais resistentes, podem ser usadas para percorrer maiores distâncias ou superfícies irregulares.

Outro fator é a seleção dos trucks, que encaixam as rodas e determinam tanto a altura do skate quanto o amortecimento durante o uso. Pensando nesse conjunto, por mais que a compra do skate dos sonhos seja realizada online, o ideal é conferir de perto as diferentes opções, seja em locais especializados na venda, seja entre pessoas que já utilizam skate e podem compartilhar experiências.

Leia também:

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Lojas especializadas permitem a personalização do skate, o que pode facilitar na hora de adequar o modelo ao uso e ao orçamento desejado. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Skates para diferentes usos

Dentre os tipos de skate mais famosos, destaca-se o skateboard, mais tradicional, utilizado para manobras mais radicais em rampas e obstáculos. Já o longboard permite corridas de maior extensão, pois apresenta um comprimento mais longo e rodas maiores.

O cruiser tem uso mais facilitado, por ser de menor extensão, podendo até mesmo ser explorado em áreas urbanas como um meio de transporte no dia a dia. Por conta dessas características, ele auxilia na hora de desviar de obstáculos.

Ao pensar no design, os detalhes no shape podem garantir uma identidade única ao skate dos sonhos, mas é bom lembrar que a pintura acaba não resistindo à passagem do tempo — e das manobras. Por outro lado, como alguns tombos são esperados, os equipamentos de segurança, como capacete, joelheiras e munhequeiras, são essenciais para evitar riscos desnecessários e não podem ficar fora do investimento.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Estadão

178690cookie-checkSkate dos sonhos: o que considerar antes da compra

Webstories