Summit Mobilidade

Moovit oferece ferramenta que promete auxiliar nas grandes cidades

20 de março de 2023 3 mins. de leitura
A funcionalidade do Moovit permite acompanhar a localização de ônibus, trens e outros veículos em tempo real

Recentemente, o aplicativo de mobilidade urbana Moovit lançou uma ferramenta que promete auxiliar moradores de grandes cidades em deslocamentos diários. Denominada Localização em Tempo Real, a funcionalidade permite que os usuários do app acompanhem a localização de veículos do transporte coletivo, como ônibus, trens, veículos leves sobre trilhos (VLTs) e até barcas, em tempo real.

“A Localização em Tempo Real visa ajudar os usuários a reduzir as incertezas durante o trajeto, oferecendo dados mais detalhados da localização da linha”, escreveu a empresa ao divulgar um vídeo do funcionamento da ferramenta.

Moovit permite acompanhar o deslocamento de ônibus em tempo real. (Getty Imagens/Reprodução)
Moovit permite acompanhar o deslocamento de ônibus em tempo real. (Fonte: Getty Imagens/Reprodução)

Disponível em 30 cidades, entre elas São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), o novo recurso funciona em qualquer veículo de transporte coletivo que tenha aparelho de sistema de posicionamento global (GPS) integrado e permita o rastreamento pelo app.

Para utilizar o serviço, é preciso realizar o download do Moovit na loja de aplicativos da Google ou da Apple e buscar a linha de transporte da qual se deseja saber a localização. Segundo a empresa, o recurso vai funcionar em conjunto com outras funções do aplicativo, como o planejador multimodal de viagens.

Atualmente, a Localização em Tempo Real está disponível nas seguintes cidades brasileiras: Bauru, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Piracicaba, Praia Grande, São Paulo, Santos, Sorocaba e Taubaté (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto (MG), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba e Ponta Grossa (PR), Criciúma (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Palmas (TO), Salvador (BA), Angra dos Reis e Volta Redonda (RJ), Porto Velho (RO), Osório, Pelotas e Santa Cruz do Sul (RS), São Luís (MA) e Maceió (AL).

Leia também:

Moovit: conheça mais do app de mobilidade urbana

Lançado no Brasil em 2013, o Moovit está presente em mais de 3,5 mil cidades em 112 países. Com foco na mobilidade, o app tem parcerias com empresas públicas e privadas para oferecer recursos ligados ao deslocamento urbano. Entre as principais funcionalidades do app estão a possibilidade de traçar rotas para encontrar o melhor trajeto, visualizar mapas dos municípios e ainda receber notificações para saber quando descer do veículo.

O Moovit também tem ferramentas direcionadas que indicam os veículos com acessibilidade e disponibiliza o VoiceOver e o TalkBack para pessoas com deficiência visual.

Quer saber mais de mobilidade urbana? Assista aqui à opinião e à explicação de nossos parceiros especialistas sobre diversas pautas ligadas ao tema.

Fonte: Mobilize, Estadão, Moovit

170790cookie-checkMoovit oferece ferramenta que promete auxiliar nas grandes cidades